>

15 de out. de 2010

[Conto] CLARICE LISPECTOR - Uma Galinha

Clarice Lispector
                                                   
                       por  Pedro Luso de Carvalho
                                                    
     
        Os tempos que corriam na Rússia após a Revolução Bolchevick de 1917, não indicavam segurança para a família judia da escritora. Seus pais decidiram então emigrar para a América, Estados Unidos ou Brasil – ainda não estavam bem decididos. Na fuga da família, nasceu Clarice Lispector na aldeia da Ucrânia, Tchechenik. Após a escolha pelo Brasil, a família aportou em Maceió, capital de Alagoas, em 1921, época em que Clarice Lispector estava com dois meses de idade.
       
        Em 1924, a família muda-se para Recife, onde residiu por nove anos. Logo depois de alfabetizada Clarice Lispector conhece a literatura. Quando contava com 13 anos, a família muda-se novamente, dessa vez para o Rio de Janeiro.
       
        Em 1943, casa-se com o colega da faculdade Maury Gurgel Valente. Com o marido diplomata passa a viver em vários países, dentre eles, Itália, Suíça, Inglaterra e EUA.
       
        Nesse mesmo ano forma-se em Direito. Nunca exerceu a advocacia. Realizou-se como jornalista e escritora.
       
        Vítima de câncer de útero, Clarice Lispetor morre um dia antes de completar 57 anos, a 9 de dezembro de 1977. Seu sepultamento deu-se no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.


        O conto Uma galinha, que segue, de Clarice Lispector, integra o seu  livro Laços de família (In Lispetor, Clarice. 9ª ed..Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1978, p.31-34.

    
                                                        [ESPAÇO DO CONTO]
                                             
                                              UMA GALINHA
                                                                                                    (Clarice Lispector)



            Era uma galinha de domingo. Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã.
       
        Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anseio.
       
        Foi pois uma surpresa quando a viram abriras asas de curto vôo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do telhado. Um instante ainda vacilou – o tempo da cozinheira dar um grito – e em breve estava no terraço do vizinho, de onde, em outro vôo desajeitado,alcançou um telhado. Lá ficou em adorno deslocado, hesitando ora num, ora noutro pé. A família foi chamada com urgência e consternada viu o almoço junto do chaminé. O dono da casa lembrando-se da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar vestiu radiante um calção de banho e resolveu seguir o itinerário da galinha: em pulos cautelosos alcançou o telhado onde esta hesitante e trêmula escolhia com urgência outro rumo. A perseguição tornou-se mais intensa. De telhado a telhado foi percorrido mais de um quarteirão da rua. Pouco afeita a uma luta mais selvagem pela vida a galinha tinha que decidir por si mesma os caminhos a tomar sem nenhum auxílio de sua raça. O rapaz, porém, era um caçador adormecido. E por mais ínfima que fosse a presa o grito de conquista havia soado.
       
        Sozinha no mundo, sem pai nem mãe, ela corria, arfava, muda, concentrada. Às vezes, na fuga, pairava ofegante num beiral de telhado e enquanto o rapaz galgava outro com dificuldade tinha tempo de se refazer por um momento. E então parecia tão livre.
       
        Estúpida, tímida e livre. Não vitoriosa como seria um galo em fuga. Que é que havia nas suas vísceras que fazia dela um ser? A galinha é um ser. É verdade que não se poderia contar com ela para nada. Nem ela própria contava consigo, como o galo crê na sua crista. Sua única vantagem é que havia tantas galinhas que morrendo uma surgiria no mesmo instante outra tão igual como se fora a mesma.
       
         Afinal, numa das vezes em que parou para gozar sua fuga, o rapaz alcançou-a. Entre gritos e penas, ela foi presa. Em seguida carregada em triunfo por uma asa através das telhas e pousada no chão da cozinha com certa violência. Ainda tonta, sacudiu-se um pouco, em cacarejos roucos e indecisos.
       
        Foi então que aconteceu. De pura afobação a galinha pôs um ovo. Surpreendida, exausta. Talvez fosse prematuro Mas logo depois, nascida que fora para a maternidade, parecia uma velha mãe habituada. Sentou-se sobre o ovo e assim ficou respirando, abotoando e desabotoando os olhos. Seu coração tão pequeno solevava e abaixava as penas enchendo de tepidez aquilo que nunca passaria de um ovo. Só a menina estava perto e assistiu a tudo estarrecida. Mal porém conseguiu-se desvencilhar-se do acontecimento despregou-se do chão e saiu aos gritos:
       
         Mamãe, mamãe, não mate mais a galinha, ela pôs um ovo! Ela quer o nosso bem!
       
        Todos correram de novo à cozinha e rodearam mudos a jovem parturiente. Esquentando seu filho, esta não era nem suave nem arisca, nem alegre nem triste, não era nada, era uma galinha. O que não sugeria nenhum sentimento especial. O pai, a mãe e a filha olhavam já há algum tempo, sem propriamente um pensamento qualquer. Nunca ninguém acariciou uma cabeça de galinha. O pai afinal decidiu-se com certa brusquidão:
       
         Se você mandar matar esta galinha nunca mais comerei galinha na minha vida!
       
         Eu também! Jurou a menina com ardor.
       
        A mãe, cansada, deu de ombros.
       
        Inconsciente da vida que lhe fora entregue, a galinha passou a morar com a família. A menina, de volta do colégio, jogava a pasta longe sem interromper a corrida para a cozinha. O pai de vez em quando ainda se lembrava: “E dizer que a obriguei a correr naquele estado!” A galinha tornara-se a rainha da casa. Todos, menos ela, o sabiam. Continuou entre a cozinha e o terraço dos fundos, usando suas duas capacidades: a de apatia e a do sobressalto.
       
        Mas quando todos estavam quietos na casa e pareciam tê-la esquecido, enchia-se de uma pequena coragem, resquícios da grande fuga – e circulava pelo ladrilho, o corpo avançando atrás da cabeça, pausando como num campo, embora a pequena cabeça a traísse: mexendo-se rápida e vibrátil, com o velho susto de sua espécie já mecanizado.
       
        Uma vez ou outra, sempre mais raramente, lembrava de novo a galinha que se recortara contra o ar à beira do telhado, prestes a anunciar. Nesses momentos enchia os pulmões com o ar impuro da cozinha e, se fosse dado às fêmeas cantar, ela não cantaria mas ficaria muito mais contente. Embora nem nesses instantes a expressão de sua vazia cabeça se alterasse. Na fuga, no descanso, quando deu à luz ou bicando milho – era uma cabeça de galinha, a mesma que fora desenhada no começo dos séculos.
       
        Até que um dia mataram-na, comeram-na e passaram-se anos.



                                                                *  *  *
        

14 comentários:

  1. Pedro, Clarice é um ícone que nos faz deliciar com seus textos profundamente inusitados e reflexivos.
    A mulher, que desafiou a ESFINGE.
    Abraço amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Malu, por sua visita.
      Você sempre será bem-vinda aqui no blog.
      Quando puder, volte.

      Abraços.

      Excluir
  2. Já tinha lido esta Biografia....
    Belo texto...fácil de ler e perceber...
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Andrade, por sua visita.
      Quando sobra um tempinho, passe por aqui.

      Um abraço.

      Excluir
  3. Pedro,

    Dizer aqui como a obra de Clarice Lispector é sensacional seria tão lugar-cumum que prefiro falar de outra coisa. Dessa galinha. Às vezes me sinto como essa Galinha da Clarice: escravo dos meus dias, seguindo uma estúpida programação natural, sempre como algoz fungando atrás de mim, me pegando pela asa, vez ou outra. Esse conto, para mim, é uma espécie de universo paralelo do ser humano contemporâneo, um realismo fantástico ao estilo do Murilo Rubião, cujo paralelo oculto é justamente a nossa tola vidinha.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Cesar,
      Não preciso dizer que sempre tiramos proveito de seus inteligentes comentários.

      Um abraço.

      Excluir
  4. Boa escolha, Pedro.
    Gostei de reler o conto de Clarice.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom ver você de novo, Sônia.
      Quando puder, espero que volte.

      Abraços.

      Excluir
  5. Anônimo17:42

    Pedro, o conto estabelece uma relação simbólica entre a galinha e mulher da vida real, enfocando vários aspectos sociais e culturais, como a desvalorização da mulher, atribuição de alguns adjetivos de inferioridade, comparação entre os sexos sobrepondo o sexo masculino, entre outros aspectos levantados no texto, especialmente a maternidade, que ainda influencia no emocional do ser humano, fazendo com que a mulher goze de alguns privelégios, nem que seja por pouco tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de sua interpretação.
      Apareça mais vezes.
      Um abraço.

      Excluir
  6. Obrigado pela oportunidade.
    Eu não conhecia o texto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Janice,pela visita.
      Espero que volte mais vezes.

      Abraços.

      Excluir
  7. Anônimo15:57

    Amo Clarice Lispector!
    Muito obrigada pelo post.


    - Ariane Borges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ariane, pela visita.
      Volte sempre que puder.

      Abraços.

      Excluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho