>

24 de mar. de 2023

A MINHA POESIA - Pedro Luso de Carvalho


Pablo Picasso - O Velho Guitarrista Cego


  

  A MINHA POESIA

      – Pedro Luso de Carvalho




Poesia, minha força na noite,

modo sereno de o medo afastar,

há perigo à espreita na noite,

perigo de punhais na noite,

tantos ataques mortais.



Poesia, biombo onde me escondo,

pés alados para voo entre nuvens,

a minha renúncia à luta inglória –

aos vilões minha ira, meu repúdio.



Poesia até o meu último canto,

até o último degrau da escada.

Ainda é meu farol a poesia,

iluminando as ruas aonde ando.





______________//______________





32 comentários:

  1. Olá, amigo Pedro!
    "Poesia, biombo onde me escondo ".
    Maravilhoso refúgio onde nos ocultamos do mundo insensível.
    Cheia de verdade sua poesia.
    Tenha dias de Outono abençoado!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  2. Un prezioso ritrovo dell'anima la poesia, in cui racchiudere intense sensazioni del profondo.
    Buon fine settimana, Pedro,silvia

    ResponderExcluir
  3. Olá, amigo Pedro,
    A poesia,
    é o nosso grito de alma e revolta,
    é o sentir que se ergue,
    as nossas emoções à solta.

    Gostei muito deste seu poema.
    Parabéns pela inspiração!
    Feliz fim de semana.
    Abraço amigo.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O que o Poeta sente e canta
    Tem uma dor que o faz gritar.
    Assim cantando, o seu mal espanta
    E a nova Paz irá voltar.

    Parabéns.
    Te saúdo, Pedro Luso.


    Abraço
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  5. A poesia ilumina por onde passa...
    Linda tua poesia,Pedro!
    abração, ótimo fds! chica

    ResponderExcluir
  6. Aos olhos do poeta, o sol que ainda nos resta. É dele essa luz, pois mesmo pouca, ele saberá nos iluminar.
    Quem poetisa, jamais ficará sem um biombo, sem um refúgio, sem defesa. Quem poetisa jamais esmorecerá, se quedará, mesmo que os versos causem dor.
    Quem poetisa, viverá eterno, mesmo que em letras num papel, mas viverá.
    Que belos versos Pedro. Uma poesia forte e incisiva. Muito bom.
    Grande abraço e um ótimo fim de semana pra ti.

    Marcio

    ResponderExcluir
  7. Y que nunca falte, amigo mío, la poesía es el motor de la vida y del alma. Qué distinto sería el mundo con intensa poesía.
    Un bello poema ensalzando como pantalla de protección ante tanta aberración e injusticias de la vida.
    Un gran abrazo amigo Pedro y te deseo un feliz fin de semana cargado de bella poesía.

    ResponderExcluir
  8. ¡Ojala la poesía inunde el mundo! en lugar de las armas y el amor supere al odio. Feliz fin de semana. Besos.

    ResponderExcluir
  9. Prezado Pedro,
    A poesia é um ótimo remédio para a alma...
    Abraços,
    Mariette

    ResponderExcluir
  10. Que a poesia esteja em cada suspiro Pedro, que seja a chama viva que dá cor e beleza ao viver.
    Sem poesia o mundo é uma casa vazia.
    Abraços e bom domingo de feliz semana.

    ResponderExcluir
  11. Cuántos sentimientos se pueden expresar en un poema!!
    El tuyo es muy bueno y profundo
    Muy bellas letras.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  12. A poesia é o lugar que habita para ser tudo o que não pode ser em mais lado nenhum. É por isso que não passa sem ela. Belo, o poema, meu Amigo Pedro.
    Tudo de bom.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo10:46

    Olá Pedro! Mais uma vez nos ofertas mais um dos teus belos e bem criados poemas. Adorei! Com ênfase para a estrofe abaixo.

    Poesia, biombo onde me escondo,

    pés alados para voo entre nuvens,

    a minha renúncia à luta inglória –

    aos vilões minha ira, meu repúdio.

    Abraços e um ótimo domingo para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir
  14. Una bonita manera de definir la poesía como defensa y guía, la cual me gusta mucho al igual que el cuadro de Picasso.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  15. Gostei bastante!!:)
    .
    As flores, que no silencio, me olham
    .
    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  16. Um refúgio e um desabafo??
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
  17. Magnífico, poema!
    Versos de revolta, escritos por um coração indignado.
    Amigo Pedro, que a poesia continue sendo o teu refúgio, o teu farol, a luzinha que irradia calma e esperança em tempos melhores.
    Beijo, boa semana.

    ResponderExcluir
  18. Olá, amigo Pedro,
    Passando por aqui, relendo este excelente poema que muito gostei, e desejar uma feliz semana, com muita saúde.
    Abraço amigo.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, Pedro
    gostei muito principalmente:
    Poesia até o meu último canto,
    até o último degrau da escada.
    Ainda é meu farol a poesia,
    iluminando as ruas aonde ando.
    Parabéns, poeta.
    Uma boa semana.
    Tenho posts novos, aqui:
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/
    e, aqui:
    http://pensamentosimagens.blogspot.com/
    Abraço da Tulipa

    ResponderExcluir
  20. Um poema que li como um desabafo do Poeta, e como para tudo a Poesia faz parte de um refúgio.
    Gostei bastante, pois para mim a Poesia é a minha companhia em tudo na minha vida.
    Boa semana com muita saúde e paz.
    :)

    ResponderExcluir
  21. La poesía tu faro....la que te defiende de los miedos, la que te apresa en los sentimientos, un precioso poema Pedro
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  22. Hola Pedro. Sentimientos expresados con mucho arte en tu poesía siempre tan bien realizada, denunciando los males que aquejan al mundo.
    Que sigas usando la pluma para combatir contra las armas.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  23. La poesía, tu fuerza en la noche y el faro que ilumina las calles donde pisas.
    Magnífica manera de vivir y comprometerse.
    La poesía, es verdad, es denuncia, es belleza.
    Gracias.

    ResponderExcluir
  24. O poeta faz da Poesia um refúgio onde se esconde da maldade do mundo
    Onde renova forças para enfrentar toda e qualquer vicissitude.
    Outros mortais comuns, vivem sem conseguir encontrar lenitivos.
    Abençoada seja a Poesia!
    Um abraço, caro Pedro.

    ResponderExcluir
  25. Olá, amigo Pedro,
    Passando por aqui, relendo este excelente poema que muito gostei, e para desejar um feliz fim de semana, com muita saúde.
    Abraço amigo.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Bom dia pedro,
    Um poema muito belo!
    A poesia é um refúgio de que o Poeta dispõe para se abrigar dos males do mundo e iluminar seus passos.
    Beijinhos e um ótimo fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  27. El escritor y el poeta siempre viven por su obra. Magnifico poema. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  28. Releio e sempre sinto caminhos novos em Poema passado.
    Renovados Parabéns.



    Abraço
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  29. Olá, Pedro!
    Gostei muito do seu poema. Você disse muito bem, a poesia é sempre um refúgio para o Poeta fazer brilhar sua luz poética.
    Ótimo fim de semana.
    Bj

    ResponderExcluir
  30. Oi Pedro
    Cada um com seu biombo próprio para casos de inquietações.
    E poesia é um lugar seguro para a mente divagar e prque não voar
    até onde quiser ? Imaginação é o remédio .
    Um abraço e boa semana

    ResponderExcluir
  31. A poesia é sempre um porto de abrigo da alma, contra as intempéries da vida... do mundo... nela nos apaziguamos, até reunirmos forças para enfrentar as tormentas que passámos a melhor entender, com ela, e a identificar...
    Mais um poema de excelência, que tão bem identificou as funções... e a necessidade da poesia...
    Um beijinho! Feliz Páscoa!
    Ana

    ResponderExcluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho