>

7 de nov. de 2011

[Conto] MARINA COLASANTI - A Moça Tecelã




                por Pedro Luso de Carvalho


         MARINA COLASANTI nasceu em Asmara, Etiópia, a 26 de setembro de 1937. Mudou-se para a Itália no início da Segunda Guerra Mundial, e, para o Brasil, em 1948, com 11 anos de idade. É uma importante escritora brasileira. Estudou pintura com Catarina Baratelle. É casada com o poeta Affonso Romano de Sant'Anna.

       Na apresentação do conto A moça tecelã, de Marina Colasanti, que integra Contos Brasileiros Contemporâneos, lemos:  

         "Jornalista, Marina Colasanti desenvolve sua criação literária não levantando artificialmente muros entre   uma e outra linguagem, nem as descaracterizando, mas aproveitando todas as possibilidades de cada uma. O conto 'A moça tecelã' é um bom exemplo. Ele reúne alguma coisa da técnica cinematográfica da  animação, da arte da tapeçaria e das baladas medievais. Dentro da linguagem mais corrente, a  autora,com inteligência, ignora qualquer limiteentre o que alguns gostam de rotular como “fantasia” ou  “realidade” e cria uma delicada saga familiar, de ambição e desencanto, onde, com a maior sutileza, o poder feminino faz e desfaz o dentino".

       Marina Colasanti traduziu inúmeros livros. Publicou 33 livros, entre contos, poesia, prosa, literatura infantil e infanto-juvenil. Seus livros principais são:  (contos)  Zooilógico, 1975; A moradora do ser, 1978; A nova mulher, 1980; Contos de amor rasgados, 1986;  (crônicas)  Eu sozinha, 1968; Nada na manga, 1973; (ensaios e artigos) Mulher daqui pra frente; 1981; E por falar em amor, 1984; Aqui entre nós, 1988. Também escreveu muitos livros de literatura infantil, entre os anos de 1979 a 1990. Em 2010, recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro Passageira em trânsito.
       
        O conto que segue, de autoria de Marina Colasanti, A moça tecelã, integra o livro Contos Brasileiros Contemporâneos, São Paulo, Editora Moderna, 1991, p. 56-57:

 
[ESPAÇO DO CONTO]
                                       
A MOÇA TECELÃ
 (Marina Colasanti)


       Acordada ainda no escuro, como se houvesse o sol chegado atrás das beiradas da noite. E logo sentava-se no tear.

        Linha clara, para começar o dia. Delicado traço cor da luz, que ela ia passando entre os fios estendidos, enquanto la fora a claridade da manhã desenhava o horizonte.

        Depois lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora, em longo tapete que nunca acabava.

        Se era forte demais o sol, e no jardim pendiam as pétalas, a moça colocava na lançadeira grossos fios cinzentos do algodão mais felpudo. Em breve, na penumbra trazida pelas nuvens, escolhia um fio de prata, que em pontos longos rebordava sobre o tecido. Leve, a chuva vinha cumprimentá-la à janela.

        Mas se durante muitos dias o vento e o frio brigavam com as folhas e espantavam os pássaros, bastava a moça tecer com seus belos fios dourados, para que o sol voltasse a acalmar a natureza.

        Assim, jogando a lançadeira de um lado para o outro e batendo os grandes pentes do tear para frente e para trás, a moça passava seus dias.

        Nada lhe faltava. Na hora da fome tecia um lindo peixe, com cuidados de escamas. E eis que o peixe estava na mesa, pronto para ser comido. Se sede vinha, suave era a lã de leite que entremeava o tapete. E à noite, depois de lançar seu fio de escuridão, dormia tranquila.

        Tecer era tudo o que fazia. Tecer era tudo o que queria fazer. 

       Mas tecendo e tecendo, ela própria trouxe o tempo em que se sentiu sozinha, e pela primeira vez pensou como seria bom ter um marido ao lado.

       Não esperou o dia seguinte. Com capricho de quem tenta uma coisa nunca conhecida, começou a entremear no tapete as lãs e as cores que lhe dariam companhia. E aos poucos seu desejo foi aparecendo , chapéu emplumado, rosto barbeado, corpo emprumado, sapato engraxado. Estava justamente acabando de entremear o último fio da ponta dos sapatos, quando bateram à porta.

        Nem precisou abrir. O moço meteu a mão na maçaneta, tirou o chapéu de pluma, e foi entrando na sua vida.

        Aquela noite, deitada contra o ombro dele, a moça pensou nos lindos filhos que teceria para aumentar ainda mais a sua felicidade.

        E feliz foi, por algum tempo. Mas se o homem tinha pensado em filhos, logo os esqueceu. Porque, descoberto o poder do tear, em nada mais pensou a não ser nas coisas todas que ele poderia lhe dar. 

        - Uma casa melhor é necessária – disse para a mulher. E parecia justo, agora que eram dois. Exigiu que escolhesse as mais belas lãs cor de tijolo, fios verdes para os batentes, e pressa para a casa acontecer.

        Mas pronta a casa, já não lhe pareceu suficiente. - Por que ter casa, se podemos ter palácio? - Perguntou. Sem querer resposta, imediatamente ordenou que fosse de pedra com arremates de prata.

        Dias e dias, semanas e meses trabalhou a moça tecendo tetos e portas, pátios e escadas, e salas e poços. A neve caía lá fora, e ela não tinha tempo para chamar o sol. A noite chegava, e ela não tinha tempo para arrematar o dia. Tecia e entristecia, enquanto sem parar batiam os pentes acompanhando o ritmo da lançadeira.

        Afinal, o palácio ficou pronto. E entre tantos cômodos, o marido escolheu para ela e seu tear o mais alto quarto da mais alta torre. 

        – É para que ninguém saiba do tapete – disse. E antes de trancar a porta a chave advertiu: - Faltam as estrebarias. E não se esqueça dos cavalos!

        Sem descanso tecia a mulher caprichos do marido, enchendo o palácio de luxos, os cofres de moedas, as salas de criados. Tecer era tudo o que queria fazer.

        E tecendo, ela própia trouxe o tempo em que sua tristeza lhe pareceu maior que o palácio com todos os seus tesouros. E pela primeira vez pensou como seria bom estar sozinha de novo.

        Só esperou anoitecer. Levantou-se enquanto o marido dormia sonhando com novas exigências. E descalça para não fazer barulho, subiu a longa escada do torrre, sentou-se ao tear. 

        Desta vez não precisou escolher linha nenhuma. Segurou a lançadeira ao contrário, e, jogando-a veloz de um lado para o outro, começou a defazer seu tecido. Desteceu os cavalos, as carruagens, as estrebarias, os jardins. Depois desteceu os criados e o palácio e todas as maravilhas que continha. E novamente se viu na sua casa pequena e sorriu para o jardim além da janela.

        A noite acabava quando o marido, estranhando a cama dura, acordou, e espantado olhou em volta. Não teve tempo de se levantar. Ela já desfazia o desenho escuro dos sapatos, e ele viu seus pés desparecendo, sumindo as pernas. Rápido, o nada subiu-lhe o corpo, tomou o peito aprumado, o emplumado chapéu.

        Então, como se ouvisse a chegada do sol, a moça escolheu uma linha clara. E foi passando-a devagar entre os fios, delicado traço de luz, que a manhã repetiu na linha do horizonte.


         (In Doze reis e a moça no labirinto do vento. 2. ed. Rio de Janeiro, Nórdica, 1985.)



                                                                           *  *  *  *  *  *

5 comentários:

  1. Pedro, muito obrigada pela magnifica partilha, fiquei com curiosidade de conhecer mais, sobre.

    Um abraço
    oa.s

    ResponderExcluir
  2. Pedro...
    Obrigada por compartilhar um pouco desta grande mulher, Manina Colasanti.

    Eu não imaginava que ela era nascida da Etiópia!

    Abço.

    ResponderExcluir
  3. Lembrei-me de Penélope! Li uma mensagem nas entrelinhas. Temos o poder da moça - tecemos... pena que ao desfazer as tramas nem sempre temos a mesma sorte. Assim, com um conto tão bem feito é sempre bom refletirmos a respeito daquilo que nos é possível e daquilo que não nos é ( devido a imprevisibilidade da vida), portanto, tomar cuidado com o tecer - na incerteza de poder desfazer.

    Cada pessoa interpretará de uma forma: e essa é a riqueza da verdadeira arte.

    ResponderExcluir
  4. Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Nayara e cheguei até vc através do Blog Alma de poesia. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir um blog do meu amigo Fabrício, que eu acho super interessante, a Narroterapia. Sabe como é, né? Quem escreve precisa de outro alguém do outro lado. Além disso, sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. A Narroterapia está se aprimorando, e com os comentários sinceros podemos nos nortear melhor. Divulgar não é tb nenhuma heresia, haja vista que no meio literário isso faz diferença na distribuição de um livro. Muitos autores divulgam seu trabalho até na televisão. Escrever é possível, divulgar é preciso! (rs) Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs





    Narroterapia:

    Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.



    Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de contos:Marina Colassanti.

    ResponderExcluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho