>

15 de abr. de 2010

HERMANN HESSE / Amor


                         por Pedro Luso de Carvalho

               
        HERMANN HESSE  nasceu a 2 de junho de 1877, em Calw/Württemberg. Era filho de um pastor protestante alemão, originário dos estados bálticos. Faleceu a 9 de agosto de 1962, em Montagnola, perto de Lugano, na Suiça. Foi agraciado com o Premio Nobel de Literatura, em 1946.

       Sobre tema do amor, vejamos o que diz Hermann Hesse, no capítulo Amor, (in Para Ler e Pensar, Rio de Janeiro, Editora Record, 198?, p. 185):

      Também no campo da arte, o amor opera maravilhas. Consegue o que não conseguem toda cultura, toda inteligência, toda crítica. O amor aproxima as coisas mais distantes. Faz com que se irmanem o antigo e o novo. Vence o tempo, fazendo tudo convergir para o próprio centro. Só o amor dá segurança. Só o amor tem razão, pelo simples fato de não pretender tê-la.


                                                      
                                                               *  *  *

2 comentários:

  1. Boa tarde, Pedro, vejo mais um blog teu, andei lendos as postagens, e gostei muito, são assuntos interessantes relacionados à Literatura. Já li, quando adolescente, o 'Bom dia, tristeza' de Sagan, puxa como esse livro fez sucesso aqui no Brasil. Mas, o que me agrada mais,meu amigo, é ver meu grande Hesse por aqui, é meu escritor favorito. Só que admiro mais as crônicas à ficção desse grande escritor. O trecho aqui da postagem é maravilhoso.
    Um grande abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedro, parabéns por "citar" Hermann Hesse...

    Abraços,
    Nirma

    ResponderExcluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho