>

17 de mai. de 2026

MAIS UM INVERNO – Pedro Luso de Carvalho

 

Gramado - Rio Grande do Sul / Brasil



MAIS UM INVERNO

     - Pedro Luso de Carvalho



A tarde caía pela encosta

com o ouro do sol se esvaindo;

embaixo, a cidade encolhida

sentindo o ar gélido da noite.


O frio desceu com sua força

e o inverno ainda não veio,

mas quando vier não dará trégua

com o seu manto branco de gelo.


Sempre há defesa para o frio

não se diz o mesmo da enchente,

que já fez tanto mal para muitos

tirando tantas vidas e sonhos.


Que seja só de frio o inverno

trazendo para cá visitante,

os turistas trazem alegria

e quando se vão, deixam saudade.




____________________//___________________





29 comentários:

  1. A viver noutro hemisfério, estamos a entrar no Verão.
    E na época de tufões.
    Que não sejam muito brutos.
    Um abraço, boa semana

    ResponderExcluir
  2. Pedro:
    desejo para vocês um bom inverno!
    Abraço e ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Ahora nos toca recibir a los visitantes en mi tierra, y la verdad es que en mi trocito de mar alegran el camino.
    Bienvenida primavera!
    Enseguida la tienes contigo Pedro, el tiempo vuela.
    Un fuerte abrazo

    ResponderExcluir
  4. As estações do ano variam consoante a latitude e as alterações climatéricas transformam este planeta cada vez mais esquecido pelo Homem.
    Gostei de ler este belo poema oriundo de outra latitude.
    Os melhores cumprimentos.

    ResponderExcluir
  5. Que hermoso poema versando las maravillas de la estación aunque el frío no apetezca mucho, pero hay momentos preciosos en cualquiera de las estaciones.
    Los visitantes siempre buscamos el buen tiempo para conocer lugares bellos como será tu tierra.
    Un cálido abrazo y que pases una feliz semana Pedro.

    ResponderExcluir
  6. LInda poesia e que o frio chegue e fiquem mas sozinho...Enchente chega a nos arrepiar de medo! abraços, linda semana fria, chica

    ResponderExcluir
  7. Un pomeriggio che scivola nel gelo e nella memoria, dove il freddo è nulla accanto alle ferite dell’onda.
    Buona settimana Pedro

    ResponderExcluir
  8. Que muitos turistas possam curtir as alegrias por aí!
    Linda postagem com belo poema!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  9. Amigo Pedro, boa tarde de paz!
    A saudade dos que se vão tanto no turismo como na vida real pertinho de nós é de matar...
    Bonito poema de atenção aos turistas e a resiliência aos sofridos.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  10. Olá, Pedro Luso!
    Adorei conhecer um pouco dessa cidade com uma belíssima arquitectura ao estilo europeu.
    Se nós, por cá, vamos a caminhar a passos largos para o verão e o frio não nos larga, não me surpreende que o vosso inverno seja gelado.
    Excelente e bem descritivo poema denotando o lado terrível das alterações climáticas e suas consequências.
    Um abraço amigo

    ResponderExcluir
  11. Olá, amigo Pedro.
    Aqui o inverno já passou. É uma estação que não aprecio, sinceramente. No entanto, há quem goste para passar férias.
    Um belo poema sobre o inverno. Gostei de ler.

    Votos de uma feliz semana, com tudo de bom.
    Abraço de amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Our lives deserve to be summers and springs, but many people are cold like winter and others isolate themselves in their autumns.
    (ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.

    ResponderExcluir
  13. Meu amigo Pedro,
    Esta sensação metafórica de inverno que a humanidade está vivenciando, descreve um período de crise, exaustão ou estagnação emocional, uma pausa forçada porém, necessária), onde a vida parece estéril e sem cor, mas, que serve como um momento pertinente para introspecção, reflexão e fortalecimento interior antes de um recomeço.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  14. Siempre será un placer conocer lugares tan lindos.
    Me ha gustado mucho tu poema.
    Tus letras desprenden mucha verdad.
    Un beso.
    Felices días.

    ResponderExcluir
  15. A natureza tem se manifestado bem diferente mesmo caro mestre Pedro. O frio do Sul é bem conhecido e até desejado por muitos, que se deslocam para sentir a neve. Frio dói e desampara, mas as chuvas levam tudo além das vidas.
    Que seja moderada a nova estação, para a alegria das cidades serranas.
    Abraços e feliz semana mestre.

    ResponderExcluir
  16. Pedro aqui estamos ainda no outono, desejo um ótimo inverno abraços.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Pedro
    “Mais um Inverno” retrata a chegada do frio com imagens simples, mas muito visuais e humanas.
    O poema conduz o leitor da paisagem dourada do entardecer até à dureza do inverno, contrapondo o encanto da estação ao sofrimento causado pelas enchentes.
    Destaca-se o tom sensível e próximo da realidade, terminando numa nota mais calorosa e nostálgica com a presença dos turistas e da saudade que deixam.
    Um poema de leitura leve, reflexiva e muito ligado ao quotidiano das pessoas.
    Aqui estamos com calor hoje foram 30 graus.
    Tenha um bom fim-de-semana.
    Deixo um beijo.
    :)

    ResponderExcluir
  18. Quero muito voltar da viagem já com o inverno em andamento ,Pedro
    Fugi do verão brasileiro que estava em indelicado. Tomara o sudeste acompanhe o friozinho gaúcho. Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  19. Lovely poem. Winter has passed here in Montreal, Canada. I love ❤️ the Winter with the snow ❄️ and cold temperatures. 🥶 Thank you for sharing.

    ResponderExcluir
  20. Caro amigo Pedro,
    O inverno parece que chegou mais cedo esse ano, ainda estamos no outono e já tem feito dias extremamente frios. Todas as estações tem a sua beleza, mas eu gosto mesmo é do verão! Belo poema meu amigo!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Creo que la imagen que nos dejas aun siendo de Río Grande del Sur me recuerda mucho a la ciudades de centro Europa, que por lo general sufren unos inviernos mas severos que los del sur de Europa.
    Decir que tu poema nos hace imaginar al cien por cien lo que son los inviernos de una forma muy bella.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  22. Prezado amigo e imperador da poesia
    contemporânea Pedro Luzo,
    Que belo expressar! A sua tradução perfeita
    sobre a estação hibernal, além de bela, traz o
    contraste entre o gélido que pode ser amenizado
    e as enchentes causadoras de tanto sofrer e que
    gradualmente vêm aumentando a angústia dos
    moradores de muitas cidades brasileiras.
    É das mais tocantes a estrofe final em que você
    enfatiza o desejo de que o inverno seja permeado
    apenas pelo frio e destaca profundo sentir nostálgico
    ao se referir aos turistas quando se vão.
    Parabenizo-lhe com o maior entusiasmo e lhe desejo
    dias de grandes alegrias e continuadas inspirações.
    Cordial e fraterno abraço araçatubense até o esplendor
    da sua fantástica Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  23. Caro Pedro
    O frio no inverno ainda se aguenta, frio que não seja intenso
    como nas terras lá para o norte da Europa. Por estas bandas as casas são feitas sem a protecção necessária e mesmo que o frio não
    seja muito torna-se quase insuportável.
    Mas as enchentes, bem o diz, levam tudo para o mar, derrubam
    casas, árvores, pontes, tudo. Foi o que aconteceu por cá no
    início do ano. As pessoas ainda não se recompuseram.
    Que tenha um domingo feliz.
    Abraço
    Olinda

    ResponderExcluir
  24. Un magnífico poema, Pedro, donde describes de manera muy bella los fríos días del invierno que se pueden superar, no así con las inundaciones que son devastadoras.
    Aquí comienza a hacer calor. Un calor insoportable. Y todavía no ha comenzado el verano.
    Saludos desde Navarra. España.

    ResponderExcluir
  25. Olá, amigo Pedro.
    Passando por aqui, para desejar uma feliz semana, com tudo de bom.

    Abraço de amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi, Pedro! Muito bonito o poema que escrevestes. Que a tragédia nunca mais se repita por aí e que os governantes façam o possível e o impossível pra que não se repita a tragédia que ocorreu. Que o restinho da semana lhe seja abençoado e com muita paz. Um abraço amigo Pedro!

    ResponderExcluir
  27. A humanidade está se permitindo ao pior inverno, que é o abandono das relações pessoais.

    Nova Tirinha Publicada. 😼

    Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.

    ResponderExcluir
  28. Que disfrutéis de días llenos de felicidad.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite, amigo Pedro.
    Passando por aqui, para desejar um bom fim de semana, com tudo de bom!

    Abraço de amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho