>

12 de jun. de 2021

[Crônica] PEDRO LUSO - A frustração

 




  A FRUSTRAÇÃO

             – Pedro Luso de Carvalho                                                                


Sempre que estou para realizar algum ato, em meu próprio benefício, procuro ficar atento para uma possível frustração. Nada mais comum, no meu sentir, que se ter reação agressiva diante de uma decepção. Tendo-se a consciência da possibilidade dessa reação, é que se pode manter o controle, sem o qual, o mal da reação poderá ser maior que o sentimento de insatisfação.

Quem não sentiu o desconforto de uma frustração? No meu entender ninguém escapa desse sentimento, que estará presente muitas vezes ao longo da vida. Também é certo que a cada decepção, qualquer que seja o motivo, haverá reação por parte de quem se frustrou. Será distinto, porém, o tipo e o grau da reação, que sempre dependerá da situação e do impulso do desejo, que foi objeto de contrariedade.

Não se pode esquecer, no entanto, que esse mal, que poderá advir da frustração, poderá atingir tanto quem se sente frustrado como a quem dá causa a esse sentimento. Também neste outro lado, que envolve quem frustra, a reação agressiva poderá ter graus nas mais variadas escalas, desde um simples insulto quanto a morte, por ato de quem se sente frustrado, como acontece, por exemplo, no crime passional.

Têm-se muitos exemplos de reação agressiva, por parte de quem se sente frustrado, mas que não chegam a colocar em risco a vida de quem dá motivo à frustração. A vida em família é rica em exemplos de descontentamento por quem se sente insatisfeito no que reivindica, que tanto pode ocorrer entre o casal como com os seus filhos. Essas frustrações variam de acordo com a situação socioeconômica de cada família.

Embora muitos sejam os exemplos de frustração, não se pode esquecer de que se trata de um sentimento absolutamente normal. Será uma boa medida, no entanto, que se tenha cautela diante de uma reação exageradamente agressiva por parte de quem se vê frustrado, pois, nesse caso, poderá estar, essa pessoa, acometida de alguma doença mental, sem que seja percebida por quem é causador da frustração.




__________________________//_______________________






28 comentários:

  1. Sobre a frustração...
    Só posso dizer que se nasce formatado para vencer, e para colocar a fasquia na mais alta das expectativas... mas... depois a vida ensina-nos, que viver... é um sempre a perder... até ao nosso último dia... quanto mais não seja em tempo e saúde...
    Perder e falhar, é o que temos de mais certo nesta vida... e quem está verdadeiramente preparado para tal?... Quem está verdadeiramente preparado para ser humano, para admitir que não sabe, não quer, não conseguiu, não pôde?...
    Talvez por isso, o mundo está como está... cheio de gente insatisfeita, sempre à procura de chegar até onde não consegue ir... e culpabilizando... o universo, ou cada um... menos a si mesmo... centro nevrálgico e gerencial de tal sentimento...
    O segredo para lidar com a frustração, é a aceitação. Mas quantos se conseguem aceitar a si mesmos, tal como são, com todas as suas perdas e falhas... e tal incapacidade, é transversal a todas as classes sociais... Se Christina Onassis se aceitasse... estaria desfrutando dos seus multi-milhões... em algum iate nas Ilhas Gregas, ou nas Caraíbas...
    Só cada um sabe como lidará com a frustração... mas ela chega-nos a toda a hora de muitas formas... sob a forma da vida quotidiana... sob o facto de nos levarmos demasiado a sério... e de nos focarmos demasiado no que os outros pensam de nós...
    E para cada frustração... há sempre uma alternativa... pois ela é só um caminho que o universo, na sua aleatoriedade certeira, às vezes desvenda para nós, e que de contrário, nem sequer consideraríamos... e que tantas vezes, até nos conduz a lugares bem melhores...
    Não será à toa, que a depressão tenha sido pois, o grande mal do séc. XX, e que prossiga em alta, no séc. XXI... cada vez com mais seguidores... curiosamente, também com uma extensa lista de gente de sucesso...
    Um belíssima abordagem do tema!!! Adorei o texto, Pedro!
    Bom fim de semana! Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Pois é, meu amigo, é importante saber lidar com as frustrações. Você modula as palavras tão bem sobre a questão que não encontro outras para ratificar seu ponto de vista. Queria achá-las, precisas, de tal modo, que fossem um endosso cristalino ao que dizes, como não consigo. Por isso, sugiro que se enfrente as frustrações com amor e com sorriso, isto fará a diferença.
    Claro que é uma sugestão, como se isto fosse possível para todas as frustrações que se acumulam na vida.
    Grande abraço, meu amigo Pedro!
    Cuide-se, amigo!

    ResponderExcluir
  3. Todos nós, numa ou outra situação nos sentimos frustrados ao longo da vida. E nem sempre sabemos viver com ela. às vezes ficamos agressivos com os outros, às vezes viramo-nos contra nós próprios, às vezes até inconscientemente. Umas vezes aceitamos que precisamos de ajuda, outras não e afundamo-nos. Eu sei, passei por isso há muitos anos.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Caro Pedro,
    O sentimento de frustração nos toma quando algo que buscamos nos escapa do controle. Porém, como filósofo, acredito que antecipar o sentimento que algo possa nos frustrar, na tentativa de entender melhor a frustração, seja na vida pessoal ou profissional, não remediará este sentimento quando ele aparecer.
    A filosofia budista, essa sim, prega que tudo é dor e toda dor, vem do entendimento que as dores da vida, todos elas, acontecerão, mas, o nosso desejo é de não sentir dor alguma.
    Boa reflexão, sobre a frustração, qual eu não considero um fracasso... Talvez seja somente um viés.
    Um abraço e bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do texto!
    Concordo plenamente com o comentário da Amiga Ana Freire!:)
    Bom fim de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. esperamos que sea recompensado los esfuerzos que hacemos en los proyectos que emprendemos...es natural que ante el fracaso, haya una gran frustación.

    Besos

    ResponderExcluir
  7. Olá Pedro, é um tema que merece reflexão
    as pessoas são cada vez mais "obrigadas" a ter resultados positivos de acordo com as suas expetativas ou até com expetativas de outros mas que dizem respeito às suas ações, comportamento, trabalho..
    o termo "paciência" deixou de ter uso,
    mesmo que se diga, "devemos aprender com os nossos erros"
    mas na prática isso pouco se aplica quando se trata de aceitar um ou outro insucesso..

    ResponderExcluir
  8. Ante la frustración cada uno somos un mundo y tenemos una reacción ante ella tal como nos describes algunos buscando como solventar, otros violentamente hacía quien creemos culpables o aquellos que su agresividad es hacía ellos mismos.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  9. Pedro, frustarções existem sempre, mesmo que não sejam convidadas à nossa vida, eças aparecem. Cabem, portanto, seber com elas lidar e saber como tratá-las e aos que nos frustram ou se frustram facilmente... É fogo! abraços, linda e nada frustrante semana!abraçao.,chica

    ResponderExcluir
  10. Boa noite de sábado, amigo Pedro!
    Se lhe disser que desde criança perdi... Pra outros da família onde fui criada, nunca fui a mimada, a protegida, a amada.
    Daí, tive a resiliência como companheira fiel.
    Luto ao invés de reclamar,vou me dando outras chances. É o jeito. Deus me quer bem, tenho certeza.
    Uma coisa boa para a não decepção total na vida é aceitar o pouco... Que, com Deus, é muito.
    Foi assim que fui tão feliz nos últimos tempos,estando acostumada pela vida afora a perder e a me contentar... Tudo o mais vem como acréscimo.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  11. Uma frustração nos causa uma certa dor...E para que serve a dor, senão para nos ensinar?
    Estou de volta, Pedro. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá Pedro tocou num sentimento complexo e repleto de reações as mais diversas.
    Controlar e ponderar será sempre uma medida dosadora da reação, mas nem sempre conseguida e daí os abusos que vemos.
    Um belo texto para reflexão e alerta da reação humana.
    Abraços e bom domingo amigo com paz na família.

    ResponderExcluir
  13. Molto approfondita , e di bella lettura questa tua speciale osservazione del profondo..
    Buona domenica, silvia

    ResponderExcluir
  14. Buenos días amigo Luso, totalmente de acuerdo con tu exposición, aunque, también añadiría que, todo es el fiel reflejo de una sociedad bastante convulsa además de, una falta de educación o preparación desde la tierna edad en los colegios. Es fundamental adaptar la educación desde niño con arreglo a los tiempos que vivimos.
    Un abrazo amigo poeta y te deseo una buena semana entrante llena de paz desde el levante español-Alicante.

    ResponderExcluir
  15. Nella vita spessosi devono subire delle frustrazioni, l'importante è saperle affrontare nella maniera giusta e non farci prendere la mano, tanto da non perdere il controllo. In questi casi bisogna essere equilibrati ed affrontare con discernimento la delusione che ne consegue. Una bella riflessione in questo tuo testo che ho molto apprezzato. Buona settimana amico Pedro. Un caro saluto da Grazia.

    ResponderExcluir
  16. Buena reflexión Pedro con la que estoy totalmente de acuerdo contigo. Hay sentimientos que por cualquier adversidad te proporcionan desasosiego, enfado, e incluso ira, la cual hay que controlar porque como bien dices puede hacernos más daño que lo que te la ha producido.
    Sería estupendo que todo el mundo tuviéramos serenidad en los contratiempos de cualquier calibre.
    Un placer leerte.
    Un abrazo y buen domingo.

    ResponderExcluir
  17. Frustração faz parte da vida e quando não existe a delicadeza racional nas relações acaba gerando conflitos e mágoas. Empatia é essencial para não frustar mais do que o mínimo (no caso de ser necessário).
    Quanto menos nos relacionamos, mais evitamos essas situações desagradáveis.
    Ótimo texto, Pedro, bom domingo!

    ResponderExcluir
  18. La figura del frustrador casual es una cosa, pero la del frustrador impenitente ya merece otra consideración. Sea como sea, tienes razón.
    Mal encuentro el de topar con ciertos individuos.
    Un saludo, Pedro.

    (Me permito recordar una entrada en la que mencionaba esa figura con cierto humor: https://amf2010blog.blogspot.com/search?q=frustrador)

    ResponderExcluir
  19. La frustración es un fuerte sentimiento emocional que, muchas veces, es inevitable sentirlo.
    Es bastante difícil de asumir un resultado no favorable pero hay que intentar afrontarlo con entereza.
    Un beso. Feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
  20. Um excelente texto de que gostei bastante e quem é que já não teve as suas frustrações????
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  21. Frustrações e decepções. Estamos sempre a dar de caras com elas. Saber enfrentá-las é quase uma questão de sabedoria. Gostei tanto de ler a sua crónica, meu Amigo Pedro.
    Cuide-se bem.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  22. Tropeçar, cair.
    Depois levantar, limpar o pó e seguir o caminho.
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
  23. Muy buena tu reflexión
    mi amigo,una frustración,
    te hace pasar un momento
    horrible y a veces te dura
    varios días, me agrado mucho
    visitarte.

    Besitos dulces

    Siby

    ResponderExcluir
  24. Curiosamente amigo Pedro, hoje em conversa com o meu marido, falámos da frustração que sentimos perante situações que nos saem fora de controle.
    Acho que esta pandemia é um bom exemplo disso.
    Há que haver muito equilíbrio para a frustração não virar violência, como muito bem frisou.

    Um abraço amigo.

    ResponderExcluir
  25. Ação e reação, caminhar na balança do equilibrio entre razão e emoção, nem sempre fácil. As frustrações normalmente são provenientes das expectativas que podem ou não ser atendida pelo outro. Mas no momento do ocorrido segurar a reação é importante, mas muitas vezes não se consegue conter. Assunto complexo... Abraços

    ResponderExcluir
  26. UMA BOA REFLEXÃO QUE NOS FAZ PENSAR O QUANTO UMA FRUSTRAÇÃO PODE NOS DESTRUIR OU NOS LEVAR AVANTE...TALVEZ AS DIFERENTES PERSONALIDADES PODEM
    CAUSAR DIFERENTES FORMAS DE ENFRENTÁ-LA...NOS MEUS TEMPOS DE JUVENTUDE
    DIANTE DE UMA GRANDE FRUSTRAÇÃO MARQUEI EM UM LIVRO DE ANDRÉ GIDE UMA FRASE QUE NUNCA ESQUECI : QUANDO NADA SE ESPERA TUDO O QUE VIER É GRATO. PARA MIM FEZ TODO SENTIDO. NÃO QUE SE DEVA TENTAR MAS TER SERENIDADE NA EXPECTATIVA.
    UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  27. Frustrações, decepções, desapontamento ... Quem nunca ?
    Penso que muitos , em maior ou menor grau já passaram por isso. Inevitável . Desde que vivemos uns com os outros, de diferentes pensamentos e comportamentos, podem ocorrer.
    Melhor mesmo é usar as armas pra nos defender tais como a paciência e a aceitação. Penso que doerão menos.
    Adorei o texto. Muito bom pra refletirmos nas frustrações nossas de cada dia. Parabéns !!
    Beijo

    ResponderExcluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho