>

30 de abr. de 2023

A CASA ANTIGA – Pedro Luso de Carvalho

 




A CASA ANTIGA

                     – Pedro Luso de Carvalho



Não me demorarei nesta visita,

embora tenha esperado por ela,

aqui dentro sente-se o mofo forte,

janela aberta para o vento norte.


O ar denso na velha casa melhora,

volta o ânimo para pesquisar,

caminhei pelo longo corredor,

peça por peça vi com vil temor.


Depois entrei na sala de visitas,

havia ali uma animada festa,

meus pais e tios a rir e falar,

eu criança e meus primos a brincar.


Fechei a porta da sala de visitas

e fez-se silêncio na velha casa,

e rapidamente ganhei a rua,

deixei meu passado preso na lua.





______________//______________






30 comentários:

  1. Boa noite de domingo, amigo Pedro!
    Fui me emocionando ao ler, há uma veracidade nas recordações que o poeta Pedro conseguiu passar aos seus leitores. Elas têm vida...
    Percorri também a minha casa da infância onde a sala era enorme.
    Muito obrigada por este momento de retorno ao lar de antigamente.
    Tenha um. Maio abençoado!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  2. Bella y melancólica poesía lo que pueden contar esas casas. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Ricordi che rivivono intensi,in ambienti di vissuto.
    Un caro saluto Pedro,silvia

    ResponderExcluir
  4. Casas com um ambiente doentio, lúgubre.
    Também tenho essas más memórias de juventude.
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
  5. A casa antiga onde vivemos traz-nos à memória momentos passados. Mesmo sem querermos recordamos os rostos que nos foram próximos e encontramo-nos a nós mesmos na idade que tínhamos. É bom e, ao mesmo tempo, que enorme melancolia... Gostei muito do seu poema.
    Uma boa semana com muita saúde, meu Amigo Pedro.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Retornar às casas de nossa infância. Se ainda existirem, dói... Linda poesia, Pedro9! Feliz MAIO! abração, chica

    ResponderExcluir
  7. As casas também têm memória...
    Magnífico poema, gostei de ler.
    Bom feriado e boa semana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Recordar é viver. É sentir. É oferecer ao coração as emoções do olhar. Infelizmente existem verdadeiros palacetes abandonados à sua sorte. Muitos rodeados de Silvas, ervas daninhas, e toda a espécie de bicharada. Em Sintra existem vários assim. Servem para ninho de aves como pardais, pombos, andorinhas. Amei o foto e o poema alusivo.

    Um 1º de Maio (feriado) em Paz e Amor
    Abraço

    Poema de hoje:- Foi Sonho ou Feitiço?
    */*

    ResponderExcluir
  9. Excelente poema, amigo Pedro.
    As recordações boas, são sempre saudáveis para o nosso bem estar, e equilíbrio emocional.
    Gostei muito.
    Parabéns!
    Votos de um excelente fim feriado, e ótima semana.

    Abraço amigo

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. No existe nada más hermoso como un paseo por la estancia que nos vio crecer, jugar, correr… recordar los grandes momentos vividos con nuestros padres, familia, amigos… es una experiencia como pocas se pueden dar en la vida.
    Hermosos versos de bella melancolía Pedro.
    Te deseo un feliz mes con paz, alegría, felicidad…
    Un enorme abrazo amigo.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do poema!! :))
    .
    Coisas de uma Vida
    .
    Beijos e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  12. Un poético paseo por esa vieja casa que necesitaba entrase aire limpio que la haría sentirse viva y lo sientan quien la visita.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  13. Bella questa immagine che ti fa tornare ai ricordi di un tempo passato.
    Ciao caro Pedro, un abbraccio
    enrico

    ResponderExcluir
  14. Oi, Pedro, a nossa casa de infância será sempre aquela que almejamos, aquela em que tivemos as primeiras experiências e de onde guardamos as nossas lembranças mais antigas...acorda a criança que dorme dentro de nós e alimenta as nossas saudades.
    Gostei demais do seu poema e bateu fundo em minha alma.Obrigada!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  15. Cuántos recuerdos inolvidables!!.
    Un poema muy bueno y con una tierna nostalgia de otros tiempos.
    Un beso. Feliz mes de Mayo.

    ResponderExcluir
  16. É estranho como velhas casas nos trazem novas lembranças, não é?
    Eu não tenho a "casa antiga", pois ela foi demolida, mas sei onde é o terreno onde vivi até meus 5 anos de idade. Aqui perto! E sempre que passo por lá, um filme inteiro me toma. E é incrível como tenho lembranças dessa época!
    Feliz daquele que tem do que recordar, meu amigo, mesmo deixando suas recordações presas a um satélite ou outro!
    Que belos versos, Pedro. Abraços.

    Marcio

    ResponderExcluir
  17. Cuanta nostalgia en este poema Pedro, ese hogar que tanto se añora y está fluyendo siempre por nuestra mente. Preciosa nostalgia en este bello poema.
    Feliz semana amigo. Un abrazo

    ResponderExcluir
  18. Una casa vacía, después de tantos años. despierta en nosotros emociones encontradas,
    Besos.

    ResponderExcluir
  19. As casas onde passamos a fase melhor do crescimento é que mais fica marcada. Como o primeiro amor. Fica sempre ali_ pertinho do coração.
    Melhor nem voltarmos nela para não acordar sentimentos.
    Um abraço, Pedro que a semana seja boa.

    ResponderExcluir
  20. Viva, Pedro!
    Memórias revisitadas, desvendadas num lindo e ternurento poema.
    Gostei muitíssimo. Até porque os seus versos me levaram lá bem atrás... E foi bom!
    Beijo, boa semana.

    ResponderExcluir
  21. Lindo poema, revisitar nossas histórias que podem nos nutrir com as boas lembranças ou nos dá nostalgia. Linda construção poética. Boa noite

    ResponderExcluir
  22. Acaba por ser incrível a história que uma casa velha por albergar. Gostei imenso do poema, Pedro!

    Atenciosamente,
    Cantinho dos Poemas de Criança 👦

    ResponderExcluir
  23. Um misto de ansiedade e temor, nas visitas às casas
    da nossa infância. Em especial quando acusam o
    passar do tempo, algumas desmanteladas.
    Gostei muito do seu poema, caro Pedro.
    Grande abraço
    Olinda

    ResponderExcluir
  24. Casas antigas têm tantas histórias. Lembrei-me de um pequeno conto que escrevi tem alguns anos. Talvez algum dia vire livro, talvez não. Muito bom.

    ResponderExcluir
  25. Gostei de reler este magnífico poema.
    Bom fim de semana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  26. As casas antigas guardam em si tantas histórias de vida e quando as visitamos, depois de longos anos, um misto de saudade e nostalgia invade o nosso coração.
    Sentido, saudoso e belo poema.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Olá, amigo Pedro,
    Passando por aqui, relendo este excelente poema que muito apreciei, e desejar um Feliz fim de semana, com muita saúde.
    Abraço amigo.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Olá, Pedro
    As casas antigas lembram a infância, momentos que passaram e marcaram, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  29. Olá, amigo Pedro,
    Passando por aqui, para desejar uma ótima semana, com muita saúde.
    Abraço amigo.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Será talvez por isso, que tantas vezes se diz que não devemos voltar ao lugar onde fomos felizes... mas se são esses lugares que nos despertam as recordações mais marcantes... recordar será reviver!...
    Ainda não me consegui posicionar sobre o que acho, em matéria de lugares ou circunstâncias que nos despertam recordações... se forem boas... acho que não tenho problema em revisitar certos lugares...
    Um belo poema, sobre as recordações do passado!
    Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho