>

1 de jun. de 2026

PROMESSAS ESQUECIDAS - Pedro Luso de Carvalho

 

Obra de Juarez Machado - Joinville SC - Brasil



        PROMESSAS  ESQUECIDAS

                        – Pedro Luso de Carvalho



Os políticos fazem promessas,

que ficam no espaço vazio

ou despencam ladeira abaixo,

não se importando com o povo.


Essa atitude vem de muito longe,

tão longe que já se perdeu no tempo:

as promessas feitas, não são pagas

que já é regra, não exceção.


Sei muito mais sobre políticos

e que não é exclusividade minha,

políticos sabem representar

seu público é o povo sofrido.


Muitas vezes ouvi promessas

promessas feitas aos eleitores,

hoje já não ouço mais essas falas

já que, contra elas, estou vacinado.




____________________//_____________________





26 comentários:

  1. Igualmete bem vacinada. Não acredito em nadiuca de nada dessas promessas e me espanta quem por políticos brigue!
    Adorei a poesia! abração, chica e feliz JUNHO!

    ResponderExcluir
  2. Hola Pedro. Muy bueno tu poema diciendo las verdades que sufrimos en muchos países. Actualmente los políticos además de no decir verdades son unos corruptos que solo les importa el dinero, el pueblo les importa menos que nada, y lo malo que sus votantes son ciegos y sordos, con lo cual no hay forma de que desaparezcan del ámbito políticos.
    Un abrazo y disfruta de la semana.

    ResponderExcluir
  3. Como nos dices cuando en épocas electorales nos mandan los partidos políticos sus programas o les escuchamos en sus mítines, debemos realizar un buen cribado en todas sus promesas para distinguir las promesas y lo que realmente están dispuestos a realizar.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  4. Excelente tu poema!!.
    La mayoría de los políticos siempre recurren al engaño y es una gran realidad la actual corrupción que estamos sufriendo.
    Te deseo una semana muy feliz.
    Un beso.

    ResponderExcluir

  5. Olá, amigo Pedro.
    Isso é o prato do dia. Promessas, promessas, e nada se faz.

    Gostei deste poema. Realista e oportuno.

    Abraço amigo e boa semana, com muita saúde e paz.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A sátira de Juárez Machado bem condiz com o seu poema Pedro., ou seja os exageros do comportamento humano ,Assim são os políticos , deveria ser considerado crime eleitoral não cumprir promessa de campanha, no entanto ,,, eles roubam vão presos e depois se candidatam e voltam a governar.,
    O povo tem os políticos que merece. Essa é a verdade, seu poema diz tudo.
    Grande abraço, Pedro

    ResponderExcluir
  7. Amigo Pedro, boa noite de paz!
    A representação dos políticos me dá nojo... é a palavra mais correta para expressar o que sinto.
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  8. Caro Pedro Luso Soares
    Este é um belo poema que retrata bem a situação da política neste triste planeta.
    Os melhores cumprimentos.
    Rui

    ResponderExcluir
  9. Palavras leva-as o vento costuma dizer-se. Os políticos falam muito e fazem pouco, ou nada. Gostei do seu poema.
    Tudo de bom.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Hola, Pedro.
    Estamos tan acostumbrados a las mentiras y a que no cumplan su palabra...es penoso, y así lo describes en tu poema. Se olvidan rápido de sus promesas.
    Feliz día.
    Saludos desde Segovia.

    ResponderExcluir
  11. Os políticos só fazem promessas principalmente na época das eleições, cada um com suas mentiras, Pedro abraços.

    ResponderExcluir
  12. Os políticos estão sempre a esquecer, primeiro prometem deuses nas nuvens para que os amemos, depois chegam ao poder e nada disso... são uma simples "farsa".
    Desejo uma boa sexta-feira, abraço, Andreja da Eslovénia!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Pedro! Está cada vez mais complicado lidar com a política em nosso país. A mim a política brasileira causa-me ojeriza profunda. Essa corja de políticos corruptos é dose para revoltar qualquer um, não é mesmo? Como de costume mais um poema verdadeiro e excelente que escrevestes. Um abraço meu amigo e bom fim de semana pra ti e sua família.

    ResponderExcluir
  14. Politicians' promises are never forgotten by the people, even if they are not fulfilled. The problem is that nobody believes in politicians anymore, so no expectations are created.
    (ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.

    ResponderExcluir
  15. Olá, amigo Pedro, passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana, com tudo de bom.

    Abraço de amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Uma bela crítica aos políticos, na generalidade, e em aos corruptos em especial.
    Um poema realista onde a verdade impera.
    Gostei muito, amigo Pedro Luso!
    Força no verso... uma arma contra a injustiça social.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  17. Totalmente de acuerdo contigo respecto a los políticos que nos gobiernan, o mal gobiernan, se podría decir.
    Hacen de la política un gran negocio. El poder y el dinero les vuelve corruptos.
    Gracias por tus bellas palabras en mi blog.
    Saludos.

    ResponderExcluir
  18. Não poderia haver proteção melhor, que esta vacina contra estes falsos politicos que usam da plebe rude para construir seus caminhos luxuosos feitos da corrupção e exploração dos menos favorecidos. Não dá para falar de politica na essencia da palavra, se aqueles que se arvoram a ser, vivem e fazem as coisas já manjadas e esdruxulas de anos e mais anos atrás.
    Como diria Caetano: "leite ruim na cara destes caretas", enquanto eles vivem pendurados na tetas da Nação em exploração.
    Poema e critica em sintonia com nossa triste realidade mestre.
    Um abração e feliz semana para vocês.

    ResponderExcluir
  19. Olá Pedro,
    Deviam responder em tribunal por não cumprirem as promessas que fazem.
    E o pior é que fazem coisas de que ninguém gosta e que nunca as prometeram...
    Magnífico poema, gostei imenso.
    Boa semana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  20. A classe política mundial está desqualificada de todo, verdade!

    Porém, a responsabilidade é também de quem vota : como é possível o Elo Perdido ser presidente duas vezes e Bibi ser reeleito ??

    Meu amigo, gostei muito do poema e desejo-lhe feliz Junho.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  21. Olá, amigo Pedro.
    Passando por aqui, para desejar uma boa semana, com tudo de bom.
    Abraço de amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Amigo Pedro.
    Um poema de tom crítico e direto, que retrata com clareza a desilusão perante promessas políticas repetidamente esquecidas.
    A linguagem simples e acessível reforça a proximidade com o leitor, enquanto a ironia contida no verso final evidencia um olhar experiente e desencantado sobre a realidade retratada.
    Eu costumo dizer que politicos são "farinha do mesmo saco"
    Foge....
    Semana abençoada com saúde e paz.
    :)

    ResponderExcluir
  23. Prezado Pedro Luso.
    Esse é mais um maravilhoso poema no qual
    você expressa com a sobejante sentimentalidade
    que lhe caracteriza, verdades irrefutáveis a respeito
    das promessas sempre enganadoras da maioria
    dos políticos, os quais, podemos dizer que se trata
    de bandidos travestidos de estadistas.
    Igual a você, meu caro amigo e poeta, estou
    devidamente vacinado contra promessas que nunca
    são cumpridas, e com elas os políticos, em quase
    sua totalidade, vão compondo suas histórias sempre
    mal escritas.
    Meus cumprimentos, imperador da poesia, meus
    aplausos e tenha uma semana profícua em todos os
    aspectos.
    Grande e fraterno abraço.

    ResponderExcluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho