>

18 de dez. de 2022

[Filosofia] O PRESUNÇOSO - Pedro Luso de Carvalho



O Grito - Iberê Camargo

 



O PRESUNÇOSO

            - Pedro Luso de Carvalho




Nosso tema sobre a presunção foi em parte inspirado no pensamento de Jean de la Bruyère. O filósofo nasceu no ano de 1645, em Paris, e morreu em 1696, em Versalhes. Sua obra, Os Caracteres, foi concebida segundo uma tradução do grego Teofrasto. Nela La Bruyère retrata a sociedade francesa, às vezes de forma cruel, numa época em que esta passava por uma transformação plena, com a decadência das tradições morais e culturais. La Bruyère passou a integrar a Academia Francesa em 1693.

Diz Alcântara Silveira, tradutor e responsável pela introdução do livro Os Caracteres: “A sociedade francesa, sob o reinado de Luís XIV, teve em La Bruyère o seu melhor pintor, às vezes amargo, às vezes satírico, às vezes revoltado. Mais eloquente que La Fontaine, Boileau ou Molière”. (in, Jean de La Bruyère. Os Caracteres. São Paulo: Editora Cultrix, 1965).

La Bruyère escreve sobre o presunçoso: “O estúpido é um presunçoso exagerado. O presunçoso cansa, aborrece, enjoa, desagrada; o estúpido desagrada, exaspera, irrita, ofende: começa por onde o outro termina. O presunçoso está entre o estúpido e o tolo: compõe-se de um e de outro”.

Posto isso, vêm-nos à mente a pergunta: o que nos pode oferecer a pessoa presunçosa, se para ela o mundo externo – o mundo das outras pessoas – praticamente não existe? Nada pode ser esperado dessa pessoa presunçosa porque para ela somos apenas os ‘outros’, pessoas de pouca importância. O presunçoso lembra-se de nós apenas quando planeja auferir lucro às nossas custas.

Uma das características do presunçoso é a capacidade que têm para impor suas ideias, pela necessidade interior de mostrar-se importante; descobre ao longo dos anos técnicas para envolver as pessoas – alvos de suas ações. Obstinado, não mede esforços para atingir seus objetivos. Artista na arte de convencer, de impor suas falsas verdades, não se importa com o mal que possa causar às pessoas que o cercam. O seu “Eu” é grande demais para que possa pensar em outras pessoas, que não seja ele próprio.

É sabido que quem se deixar influenciar pelo presunçoso sempre terá o que perder, e não pense, em nenhum momento, que terá alguma coisa a ganhar com ele, que, como diz La Bruyère, é pessoa que jamais elogia, que censura sempre, que não está contente com ninguém, e que, por isso, é pessoa com quem ninguém simpatiza.




__________********___________





51 comentários:

  1. El ego y la presunción siempre son malas. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedro....um retrato falado de alguém egocêntrico, mas se for do bem,
    dá para aguentar, mas se for do mal ,não podemos abrir a ELE espaço de poder.
    Um abraço e FELIZ NATAL com muita LUZ E PAZ !

    ResponderExcluir
  3. E há para aqui tantos!
    Tanta pose e tão pouco conteúdo, os tristes.
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
  4. Un articolo davvero intenso e di pregio, molto apprezzato. Buone festività Pedro,silvia

    ResponderExcluir
  5. ¡Hola Garcíamigo!
    En primer lugar, me presento; Soy un periodista "viejo" (81 años) pero creo que todavía estoy dentro de la "fecha de caducidad"...
    He estado en más de 120 países pero nunca he estado en Argentina y ahora con algunas limitaciones de movimiento no iré.
    Como fui redactor jefe (editor en jefe) del periódico más importante de Portugal - "Diário de Notícias" me gusta encontrar gente que escriba bien: es tu caso Muy bien hecho, mui buenas ideas, perfecto. Puedes visitarme y comentar en español ya que es mi segundo idioma. También hablo y escribo francés, inglés, algo de alemán e italiano e incluso sé decir algunas frases en rumano. Entrevisté a muchas "personalidades" internacionales, desde Indira Gandhi y su hijo Rajiv hasta Niculae Ceausescu, Olof Palme, Bruno Kreisky, Jonas. Savimbi, Lula, Adolfo Suaréz y otros. Ya he escrito tres libros y estoy preparando otro.
    Tengo dos peticiones:
    1) Visítame y deja un comentario (http://anossatravessa.blogspot.pt)
    2) Si quieres hacerlo, comparte mi blog con tus amigos de la blogósfera. ¡Muchas gracias!
    Un abrazo
    Henrique

    Feedback


    Caríssimo Pedramigo
    “Presunção e água benta cada um toma a que quer” diz o bom povo – e tem carradas de razão. O presunçoso é difícil de aguentar, para não dizer mesmo aturar. Mas ele não pensa assim: acredita que tem o rei na barriga. Quem o ouve por vezes não aguenta.
    Conta-se uma estória que não resisto a escrever. Um presunçoso fazia uma palestra e já ia nas três horas a palrar. A assistência, cansadíssima, foi saindo até que só ficou um sujeito.
    Aí o orador desceu do estrado donde falava dirigiu-se-lhe e agradeceu-lhe a paciência, a atenção e a gentileza ao que o cidadão respondeu: “Eu só queria saber quem foi o cafajeste que levou as minha muletas!”
    Si non è vero è ben trovato!...
    Abração e o melhor Natal
    Henrique

    ResponderExcluir
  6. Linda crônica, Pedro e pessoas presunçosas quero looooooonge de mim...Não as suporto! Aproveito pra desde já, desejar FELIZ NATAL e que 2023 seja cheio de saúde, amor e muitas alegrias!

    abraços,chica

    ResponderExcluir
  7. Persona engreída, mal asunto para tratar con ella, porque sus palabras siempre serán alabanzas para si mismo aunque las exprese con delicadeza, tratando de imponer su forma de pensar.
    Un gusto volver a leerte Pedro.
    Te deseo pases unas FELICES FIESTAS llenas de paz y amor, siempre en compañía de tus seres más queridos.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
  8. De siempre la palabra ego y presunción, me han sonado mal. ¡Felices fiestas! Que las disfrutes con tus seres queridos y amigos. Un abrazo Pedro.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, meu caro Pedro.
    Preciso discordar de um pequeno ponto, exatamente mais para o final, onde é citado que o presunçoso "...é pessoa que jamais elogia,...". Ele elogia, dependendo da necessidade que tenha para embaraçar, embargar ou embarcar algo para si. Claramente, um falso elogio, pois vem carregado de segundas e terceiras intensões.
    Dado o grau de presunção que a pessoa carrega, ela chega quase a um narcisista, onde o equilíbrio entre o "super-ego" e o "id" é tanto, que um simples não (ou até mesmo uma mera crítica negativa) a esta pessoa podem desencadear reações incautas e descabidas, quando não traiçoeiras e perigosas.
    Mas, o que citei logo acima é um extremo. Já o presunçoso do dia-a-dia, este tende mais a perturbar, a atazanar o bom senso e a paciência dos que o rodeiam, onde muitos se fazem de "puxa-sacos" de patrões e pessoas com mais poder para, assim, se fazer sobre os outros.
    E o que mais tem por ai, circulado nos ventiladores do poder, são ares de presunção e ganância.

    Texto muito bom e muito pertinente para abrirmos a semana. E deixo antecipado meus votos de feliz Natal e ótimo ano novo pra ti e família. Abraços.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão, Pedro. Onde citei "...onde o equilíbrio entre o...", leia "desequilíbrio".

      Excluir
  10. Ser presuntuoso es una mala virtud, querer ser superior o creerse superior a los demás, es mala cosa, todos llegamos al mundo en igualdad de condiciónes y no hay que olvidar que el más humilde es sin duda de mayor rango....
    Nos haces recapacitar, interiorizarnos con esta entrada y te doy las gracias por ello

    Ya aquí y desde tu casa de versos te deseo unas FELICES NAVIDADES, que sientas el abrazo y cariño de todos y vivas en familia estos dias tan entrañables
    Un abrazo y mis mejores deseos para ti y los tuyos

    ResponderExcluir
  11. Fabuloso texto. Muito obrigada pela partilha!!
    .
    Dezoito anos de ti, com muito Amor.🍀
    .
    Beijo, e uma ótima segunda-feira

    ResponderExcluir
  12. E há presunçosos aos montes por este mundo fora. São irritantes e extremamente ignorantes. Gostei da sua reflexão, meu Amigo Pedro.
    Que tenha um Natal cheio de amor e conforto e que o ano de 2023 traga muita saúde e paz.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Lo mejor es alejarse de ellos.
    Besos.

    ResponderExcluir
  14. Olá, amigo Pedro,
    Concordo com esta perspectiva em relação ao presunçoso.
    Não gosto nada deste tipo de pessoas, que se julgam superiores aos demais. E muitas vezes não passam de meros frustrados.
    Excelente partilha!
    Deixo os meus votos de uma excelente semana, e um Feliz Natal com tudo de bom!
    Abraço amigo.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa Senhora dos Aflitos, conhecemos algumas pessoas assim, desse tipinho mimoso, simpático, mas não dá pra aguentar, só tem duas soluções: correr ou desaparecer! É barra muito pesada, são muito críticos além de sabichões, e aí fica difícil. Não quero dizer que sejam humildes, mas a arrogância do presunçoso é coisa que irrita muito.
    Um beijinho, gosto demais desses textos filosóficos!

    ResponderExcluir
  16. La persona presuntuosa es muy difícil de soportar por no decir imposible, padecen de una superioridad en la mayoría de todos los aspectos de la vida y, además, incluso en temas que desconocen, se presentan como conocedores de la materia, pero claro, a medida que se toca el tema en profundidad se aprecia lo carente que están del mismo, aun así y todo, se sobreponen y quieren continuar con el tema.
    Tu criterio es sumamente brillante y lo has expuesto de forma muy notable amigo, Pedro.
    Recibe un afectuoso abrazo y te deseo unas entrañables fiestas navideñas en compañía de tus seres más queridos. Que la paz, la alegría, la salud… reinen en tu hogar estos días.
    ¡FELIZ NAVIDAD!

    ResponderExcluir
  17. Belo texto, amigo Pedro!
    E quantos de nós não conhecemos alguém com essas características presunçosas que detectamos à distância?
    Há um outro tipo de presunçoso que infelizmente já cruzou o meu caminho, e que nunca se revela de imediato. Têm artes manipuladoras quando querem conquistar simpatias, sabem ser gentis e amigáveis. A sua verdadeira natureza de pseudo superioridade, só mais tarde vai sendo revelada.
    Encontramos esse tipo de pessoas em todas as camadas da sociedade.
    Enfim...falemos de gente simples e boa.
    É para isso que o Natal se celebra em cada ano, no dia do nascimento de Jesus Cristo!
    Feliz Natal, Pedro.
    Beijos e abraços para todos vós.

    ResponderExcluir
  18. Excelente escrito.
    Lo más bonito es la sencillez y la humildad.
    Creerse superior es algo muy negativo.
    Te deseo una Navidad muy feliz.
    Mis mejores deseos,
    Un beso.

    l

    ResponderExcluir
  19. Um texto excelente, Pedro sobre esse adjetivo que por si só,j á cansa imaginar alguém assim do nosso lado. Felizmente , afastamos os preesunçosos que se acham superiores, inteligentes e mais bonitos rs
    Passando pra deixar um abraço e desejar que o Natal traga muita Paz para um ano melhor e mais feliz. Abraço .Pedro e Feliz Natal, junto da família.

    ResponderExcluir
  20. Te deseo una feliz navidad para ti y tu familia. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  21. Caro Pedro
    A época de Luís XIV tem, realmente, muito que se lhe diga. La Bruyere (o meu teclado não tem acento grave) lavra em terreno minado, mas mesmo assim consegue dizer o que deve ser dito. A presunção é uma das formas de humilhar e desclassificar os outros. Nem sempre se pode fugir de quem carrega em si essa tendência para ver apenas qualidades em si próprio.
    Meu amigo, já fui a Taís deixar os meus Votos de Votos de Bom Natal e que o Ano Novo venha lindo e benfazejo. Aqui me tem a reiterá-los.
    Grande abraço.
    Olinda

    ResponderExcluir
  22. Este tipo de personajes son de los que decimos por aquí que no necesitan abuela. Porque si hay alguien que solo ver cosas buenas de los retoños de sus descendencia son las abuelas.
    Deséate unos días felices en compañía de los tuyos.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  23. Desejo que todos tenhamos saúde e paz. Que nunca nos falte a alegria de viver, o bom senso, a humildade, a solidariedade, a compreensão e a união, etc..
    .
    É outra vez Natal ...
    .
    Um beijo/abraço fraterno a quem de direito. Sejam muito felizes hoje e sempre. Um 2023 cheio de positividade.

    ResponderExcluir
  24. Excelente reflexão.
    Os presunçosos acham sempre que são os maiores e têm sempre razão. São pessoas extremamente desagradáveis.
    Meu amigo para si e toda a sua família, desejo um Natal 🎄 muito Feliz e um excelente Ano Novo 🎅
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Bom dia, Pedro. A sua crônica é bem instrutiva e
    me faz pensar que a presunção é um sentimento tão
    mesquinho que podemos compará-lo ao orgulho que
    corroi mais do que a fome e a sede. Show, amigo!
    Mus sinceros parabéns, grande abraço e tenha um
    abençoado e Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  26. Detesto pessoas egocêntricas, arrogantes!!

    Meu caro amigo, para si e família alegres festividades, santo Natal e excelente 2023!

    Caloroso abraço

    ResponderExcluir
  27. Los presuntuosos son, a veces, dignos de pena. Presuntuosos hay en todas partes y además se creen muy listos, lo más hermosos es la sencillez.
    Me ha dado mucha alegría saber que estas bien, por lo tanto te deseo una buna Navidad en compañía de tus seres queridos.
    Un beso y Feliz Navidad amigo Pedro.

    ResponderExcluir
  28. Uma excelente crônica que nos faz refletir sobre muitas coisas.

    Amigo Pedro, desejos de um feliz e abençoado Natal com muito amor.
    Um Ano Novo iluminado com com grandes realizações.
    BOAS FESTAS!
    A você, família e amigos.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  29. Hola Pedro, vengo a desearte un feliz 2023, que este año nos colme de felicidad y salud. Nos vemos en enero, hasta el año que viene. Un abrazo

    ResponderExcluir
  30. Boas Festas Pedro, para si e para a Taís
    e para vossos queridos familiares
    que seja uma época de boas realizações
    com muita amizade e amor
    e paz na Terra
    que assim seja!
    um abraço grande

    ResponderExcluir
  31. o que nos pode oferecer a pessoa presunçosa, se para ela o mundo externo – o mundo das outras pessoas – praticamente não existe? Nada pode ser esperado dessa pessoa presunçosa porque para ela somos apenas os ‘outros’, pessoas de pouca importância. O presunçoso lembra-se de nós apenas quando planeja auferir lucro às nossas custas.
    AMIGO PEDRO e infelizmente quantas pessoas presunçosas andam por aí à solta, à nossa volta? Imensas e delas eu fujo, quero é distância!
    Fiz hoje o último post antes do Natal
    caso queira ver, aqui:
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/
    Boas Festas
    beijinhos meus, Tulipa

    ResponderExcluir
  32. Olá amigo Pedro
    Natal é tempo de comemorar a vida, espalhar o amor e semear a esperança.
    Que esse Natal seja uma fonte de luz, fé e prosperidade em sua vida!
    Feliz Natal!
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  33. Purtroppo sono molti i presuntuosi che raggiungono posti di comando grazie agli stolti che ascoltano le sue parole.
    Auguri di buone feste per te e per i tuoi cari.
    Un abbraccio
    enrico

    ResponderExcluir
  34. Um Artigo excelente!
    A presunção é uma espécie de egoísmo onde a cegueira moral habita.
    Gostei! Amei.
    Os meus Votos de um Feliz Natal e de um Ano Novo rico em Esperanças.

    Abraço
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  35. Muito bem, Pedro! Há que dar espaço a quem está sempre pronto a pisar, humilhar ... Há que dar-lhes distância.
    Por mim, trago presentes de Natal enlaçados em amizade.
    FESTAS FELIZES; caro amigo!

    Teresa

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde Pedro,
    Excelente artigo sobre o Presunçoso que define bem sua personalidade auto-convencida, querendo rebaixar os outros.
    Aproveito para lhe desejar um santo e feliz Natal, extensivo a sua Familia e que 2023 seja um Ano melhor com muita paz e amor.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  37. Sim, Pedro, a presunção
    É própria de pequenez,
    Estando ajoelhado e em vez
    De erguer-se do rés do chão,
    Não pensa, e assim sua ação
    E derrubar que de pé
    O encara e vê que ele é
    Nanico, o pobre ser.
    Se quiser, pode crescer.
    Basta entender e ter fé.

    Querido amigo, desculpe-me pela demorada ausência, mas andei com muitos afazeres e estou com dois livros para finalizar. Mas confesso que amo o teu espaço. Desejamos a vocês e aos seus, um Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Saúde, muita luz, paz e amor. Deus seja louvado, Nosso abraços cordiais. Laerte, Sandra e Arthur. Laerte

    ResponderExcluir
  38. Liberanus domini de las personas presuntuosas, siempre creen saberlo todo.
    Ya me iba a dormir después de disfrutar de una cena de nochebuena con hijos y nietos de los más entrañable, pero he visto tu correo y me he dicho que debo felicitarte en estos días en que la familia se une más y disfruta al estar unida, es lo que deseo para ti en este día de Navidad.
    Cariños y agradecida por tus letras.
    Kasioles

    ResponderExcluir
  39. Presunção e água benta cada um tem a que quer, diz o ditado popular. O problema é quando o presunçoso chega ao poder, seja político ou no trabalho.
    Excelente crónica, gostei de ler.
    Espero que o seu Natal tenha sido bom.
    Boa semana e FELIZ ANO NOVO, caro amigo Pedro.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  40. Olá, amigo Pedro,
    Passando por aqui, relendo este excelente texto que muito gostei, e desejar uma excelente semana, e a continuação de FESTAS FELIZES!
    Abraço amigo.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Texto fabuloso... caberia nele... tantos representantes políticos pelo mundo fora... eleitos... e que se querem eleger... e reeleger... pois política e presunção... são como dois gémeos... siameses à nascença!
    Adorei esta versão, desconhecida para mim, do Grito... habituada que estou sempre a associá-lo a Munch... novos gritos precisam-se, para deixarem ouvir... outras e novas reivindicações!... :-))
    Estimo que tenha passado um belíssimo Natal, na companhia dos seus, Pedro! Votos de um muito Feliz 2023, com saúde, bons momentos e boas concretizações... e se possível, com mais serenidade e bom senso, para o mundo, do que este turbulento ano, que em breve termina, nos proporcionou!...
    Tudo de bom! Continuação de Festas Felizes e um bem melhor 2023!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  42. Olá, amigo Pedro,
    Passando por aqui, para desejar um Feliz Ano Novo de 2023, com muita saúde, paz e amor, junto de quem mais gosta.
    FELIZ ANO NOVO DE 2023!!
    Abraço fraterno e amigo.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. Mi querido amigo y poeta
    Feliz despedida de año y mayor felicidad para el que llega, ojalá llegue cargadito de paz y alegría para todos
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  44. Amigo Pedro, Feliz 2023!

    Que o novo ano comece abençoado por Deus e que nossos passos e decisões sejam protegidos por Ele!

    Na esperança de um ano melhor, seja feliz, mas muito feliz e abençoado!
    🕊️🙏🥂🍾

    ResponderExcluir
  45. Que o ano de 2023 seja muito abençoado, com saúde, amor, alegria e paz.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  46. Buenos días, estimado amigo, Pedro, después de unas cortas vacaciones navideñas, pasando a visitar a los buenos amigos para desearles que este nuevo año que acaba de comenzar sea un año de Paz, Amor, Felicidad… en tu vida y en la de tus seres queridos.
    Poco a poco nos iremos poniendo al día y seguiremos leyéndonos mutuamente.
    Recibe un fuerte abrazo amigo.
    ¡FELIZ AÑO 2023!

    ResponderExcluir
  47. Gente presunçosa, lamentavelmente há com fartança. Vade retro!
    Grande tema, bem tratado em crónica dissertativa.
    Amigo Pedro, estou de volta e quero desejar para ti e tua família um 2023 cheio de saúde, felicidade e paz.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  48. Olá, amigo Pedro,
    Passando por aqui, para desejar uma ótima semana, e um Feliz Ano Novo de 2023, com muita saúde, paz e amor.
    Abraço amigo.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde Pedro
    Um artigo muito bem escrito e que nos remete a uma reflexão.
    Gostei bastante do que li.
    Espero que o seu Natal e o de Tais tivesse sido bom e em harmonia.
    Desejo um Feliz Ano Novo!
    Boa semana com muita saúde.
    :).

    ResponderExcluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho