-
PEDRO LUSO DE CARVALHO
O
brasileiro tem o
complexo
de vira-latas, dizia, há décadas, o grande Nelson Rodrigues
- dramaturgo,
contista, cronista, jornalista.
Na época em
que
lançou esse primor de definição, havia
um encantamento com o socialismo
e o comunismo no Brasil. Havia aqui um
tempo favorável aos
músicos e
aos
cantores,
aos
quais se somavam compositores
e letristas que
enalteciam
Lênin, Trotsky, Marx, Engels e
por aí afora.
Tendo
em vista que Nelson Rodrigues era uma voz desafinada nessa época -
católico e com simpatia pela direita - poucos aceitaram a sua
constatação de que o brasileiro tem o complexo de vira-latas. Mas o
fato é que sabem, os que nasceram aqui nesta terra de tantos
políticos e empresários corruptos, que Nelson Rodrigues disse a
mais pura verdade. Estivesse ele vivo, nos dias que correm, veria que o
complexo de vira-latas do nosso povo piorou muito.
Depois
do governo
de José Sarney até o ano de 2014, mais ou menos, muitos brasileiros
sentiam-se constrangidos por terem posição política de direita.
Não
ser socialista era uma posição desprezível e burguesa - esse
argumento idiota. A pressão
imposta a todos nós,
que parecia não ter fim, não resistiu à pressão popular, que
teve o seu inicio em 2013. Não demorou muito para que se
desmanchasse o castelo de cartas.
Não
podemos esquecer, no entanto, que continua viva a constatação de
Nelson Rodrigues de que o brasileiro tem o complexo de vira-latas.
Nada mais exato. Como o mundo nos vê hoje, depois que os empresários
da Empreiteira Odebrecht delataram 190 políticos, que aguardam os
trâmites legais no Supremo Tribunal Federal? Podemos ter absoluta
certeza de que o nosso complexo de vira-latas está fora de controle.
Aceitemos
o nosso complexo de vira-latas, em homenagem a Nelson Rodrigues.
Agora o mal agravou-se. Os escândalos de corrupção estão tornando
crônico esse complexo, pois a todo momento nos assalta a vergonha
pelos maus atos de nossos políticos. Uns estão presos, enquanto
outros foram denunciados por corrupção: cinco ex-presidentes da
República, cinco Ministros do governo Temer, presidentes da Câmara
dos Deputados e do Senado. Esses escândalos não mais permitem a
cura do complexo de vira-latas.
* * *
ResponderExcluirMas bota complexo de vira-latas nisso!! Não levanto minha cabeça. Seria hipocrisia minha dizer que tenho orgulho de ser brasileira. A verdade é que nossa fama está correndo mundo como o país mais corrupto! Quem sente vergonha, na real, somos nós. Ladrão não, até riram nas Delações Premiadas. Deve ter sido muito engraçado...Eles vão rir é depois...
Somos um país sem moral e desacreditado. Somos o país das falcatruas. Muitos navegaram na esquerda iludidos pela boa-fé. Era o sonho utópico de uma geração ingênua que viveu numa ditadura. O preço que pagamos foi muito alto, nunca vi na vida um departamento (na Odebrecht) para administrar propinas!
São todos umas velhas raposas que cuidam do galinheiro...
Ótimo esse teu texto, assino embaixo com alegria. Mas saio daqui com ódio desses representantes do povo! Dessa muvuca escandalosa e criminosa que está nesse país.
Beijo, querido.
Le guerre e la corruzione sono i guai peggiori dell’umanità perché provocano povertà, fame, ingiustizie.
ResponderExcluirUn abbraccio
enrico
Posso assinar contigo? Exatamente isso! CREDO! Sensação de NOJO de tudo isso! E também nojo do "engavetado vampiro" e TEMERário ter achado uma brecha na lei pra fora disso ficar apesar de estra mais sujo que pau de galinheiro! Nojo dele e de todos eles...
ResponderExcluirA coisa correu todo Brasil e quantas caras de santinhos,não?
Quem diria? Mas a velha frase de que basta dar um poder pra "cagada" fazer....( na real, modifiquei o ditado,rs)
Uma Páscoa linda e feliz pra vocês! abração,chica
Fabuloso texto, como sempre!!
ResponderExcluir.
PARA SI, EXTENSIVO AOS VOSSOS FAMILIARES E AMIGOS, UMA SANTA E FELIZ PÁSCOA. QUE A PAZ RESIDA NOS VOSSOS CORAÇÕES.
.
ABRAÇOS COM AMIZADE E CARINHO
Pedro Luso
ResponderExcluir"Vira Latas" é inegavelmente um bom a apodo, talvez mais para quem só sabe falar de politica baseado um determinado partido político. Ora a politica deve ser discutida mais no contexto sociológico. Cada partido político se forma e cresce na génese boa intenção de servir o seu país pela diferença. Porém aparecem sempre as mal intencionados a tentar servir a eles próprios.
Neste estado de coisa, a organização política está em julgamento, tanto aí como aqui. Depois de oito meses preso aqui, um corrupto ex- Primeiro-Ministro e mais 27 capangas vão a julgamento por corrupção. Dessa no Brasil, aqui diz-se herança dos portugueses!...
FELIZ PASCOA!...
Nosso país está tão sujo no quesito política que temos vergonha de ler os noticiários pois só se fala nesse engodo em que estamos metidos e a cada dia que passa mais observamos o nosso país ser afundado por políticos safados que criam brechas na lei para se safar dos seus crimes. Vira latas sim e nós que os elegemos com o nosso voto bem intencionado.
ResponderExcluirHaja estômago para engolir tanta safadeza num país que tem tudo para ser um lugar maravilhoso para viver, isso se não houver tantas sujeiras e corrupções
Uma crônica espetacular amigo Pedro
Uma feliz e abençoada páscoa para você e sua família
Um abraço
A corrupção tem crescido em todo o mundo e está fazendo muito mal a muitos países. Impossível saber quando ele vai parar o problema.
ResponderExcluirPor agora, fazer o que pudermos para melhorar o nosso círculo imediato.
um abraço, Pedro.
Por cá... a coisa não está muito melhor... banqueiros, levando bancos à falência... de braço dado com políticos, das mais altas instâncias... que andam soltos, na boa... fugas ao fisco impunes... uma justiça... à medida da bolsa de cada um... eficaz para os fracos... e que tudo perdoa aos fortes... e por aí vai... e o povo é sereno... e tudo vai passando... vamos ver até quando!...
ResponderExcluirUm grande abraço! Feliz domingo de Páscoa, para vocês!
Tudo de bom!
Ana
Nelson Rodrigues disse: "Por 'complexo de vira-lata' entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima."
ResponderExcluirEm geral, concordo com ele, concordo contigo, meu amigo. Muitos brasileiros se acham inferiores. Mas a reversão já se dá em larga escala. Penso que nossos políticos têm complexo dos 40 ladrões da história de Ali Babá. Há uma grande esperança no ar, de eles serem presos e podermos voltar ao orgulho nacionalista. Tomara que sim. O Brasil merece. Um grande abraço
Un abrazo grande desde España
ResponderExcluirComo se dice aquí en España:"en todos los lugares cuecen habas" y "otro vendrá que bueno me hará", y así es en todas las partes de mundo, con la única diferencia que en unos más, que en otros.
ResponderExcluirLa política es un camino espinoso para combatir a tanto corrupto.
Un abrazo y feliz domingo.
Acá la corrupción de un alto mando de carabineros nos tiene a todos dolidos, un horror, los que debieran dar el ejemplo buuuuuuuuuuuuuuuuuu
ResponderExcluirUn abrazo grande para ti
mar
Boa noite Pedro.
ResponderExcluirÉ meu amigo uma triste realidade. Infelizmente muitos que desaprova a corrupção quando tem alguma oportunidade esquece seus princípios morais e entra na sujeira. Infelizmente na minha opinião não se trata só de saber escolher quem colocamos no governo. Mas fazermos cada um a nossa parte sendo honesto e criando os filhos na absoluto honestidade. Se assim fosse talvez no futuro o Brasil teria jeito. Como sempre as suas postagem são digna de parabéns. Tudo muito bem colocado. Dá até nojo vermos tanta desonestidade. Só um milagre para vermos o Brasil sair desse buraco. A uns dias fiquei incrédula quando uns colegas me disseram que achava quê Lula sairia impune e ainda seria reeleito. Pensei so pode ser piada. Mas infelizmente pela atual inversão de valores. É bem capaz que tudo termine em pizza. Uma linda semana para vocês. Um grande abraço em você é na querida Taís.
Custa a aceitar, meu Amigo Pedro, o período difícil por que está passando o povo brasileiro, devido ao péssimo comportamento dos que detêm o poder. Gostei da expressão "o complexo de vira-latas". Gosto sempre das suas crónicas.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Bom dia, na minha opinião entendo que o povo brasileiro não tem o complexo de vira-latas, acontece é que os governantes fazem do enorme e rico Brasil o seu quintal, ignoram premeditadamente as suas responsabilidade para com o povo, o estado não pertence aos governantes, é do povo, todo o governante, tem o dever de governar de modo a dar dignidade ao seu povo, acesso à educação, saúde e habitação, enquanto existir governantes submissos ao poder económico a corrupção não vai parar, o poder politico é quem deve governar e não se sujeitar ás directrizes do poder económico.
ResponderExcluirBoa semana,
AG
Hola Pedro, corructos no faltan en todas partes del mundo, para que haya más pobres. me ha encantado este texto que denucias sutilmente.
ResponderExcluirYo aún no sé como salió al aire mi entrada de dedicada a la madre, hoy la estuve corrigiendo que por cierto aun no terminé de hacerlo, Y cuando ahora abro el ordenador para terminar, veo con asombro que está publicada. Que cosas me pasan, eh!
La guardé en borrador de inmediato puesto que el día de la madre no hoy es el primer domingo de mayo. Estoy rabiando.
Espero que entiendas bien el idioma español para entender lo que explico
Entendi perfeitamente, Marina. Estavas escrevendo para postar mais tarde, em homenagem ao Dia das Mães, que na verdade não foi neste domingo, na Espanha, será no primeiro domingo do mês de maio. Essas coisas acontecem conosco, que escrevemos para blogs.
ExcluirUm abraço.
Percebi perfeitamente o seu ponto de vista, Pedro e concordo em absoluto.
ResponderExcluirNão sei o porquê, mas há como que um certo constrangimento de alguém assumir que tem inclinação para um Regime político de direita. Assim, mesmo sem ter consciência disso, o povo brasileiro vai sofrendo na pele as consequências das suas escolhas de esquerda. Sabemos que a corrupção grassa em todo o mundo, independentemente do Regime que vigore, mas não adianta tapar o sol com a peneira.
Gostei muito do seu blog, Pedro. E gostei daquilo que já li por cá.
Desculpe a curiosidade, será que a Taís Luso é de sua família?
Nunca a visitei nem ela a mim, mas encontro-a amiúde em alguns blogues que sigo.
Um abraço, boa semana.
Obrigado, Janita, pela visita e pelo comentário, que muito me agradou.
ExcluirA Taís e eu somos casados e temos um casal de filhos.
Tenho certeza de que a Taís vai gostar da tua visita no blog dela.
Volte sempre.
Um abraço.
Há políticos corruptos em todos os partidos. Centremos a luta nas pessoas e nos valores culturais e sociais.
ResponderExcluirNo entanto, vale sempre a pena trazer a lume estes artigos de opinião.
Beijinho, Pedro.
Infelizmente a para nosso mal a corrupção virou virose planetária.
ResponderExcluirGostei bastante de ler este texto amigo Pedro.
Um abraço e boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Perdón por la extensión, Pedro, pero creo que en este caso merece la pena.
ResponderExcluirPermítame que le diga, que aparte de la tristeza del tema, al leer su texto no he podido por menos que sonreir, porque he recordado que el tal Oderbrecht “sólo” pagó 755 mill. de euros en sobornos a doce países en total, incluido Brasil.
El tema surge porque estando en un bar junto al río en Coimbra, una televisión estaba informando de que el Primer Ministro portugués, Sócrates, tenía un delito de corrupción de unos 23 mill. de euros. En esos momentos, el camarero con el que estábamos hablando nos dijo muy serio: “-Pueden estar ustedes orgullosos, se ve que son ustedes un país rico. He leído que el presidente de la autonomía catalana, Pujol, les ha robado a ustedes más de 3000 mill. y nuestro Primer Ministro sólo 23 mill. a todo el país”.
Mi marido y yo nos echamos a reír (por no llorar) y quedamos de acuerdo en que acababa de nacer un nuevo índice para medir la riqueza de los países, una nueva medida de su poder, la de cuánto les han robado sus gobernantes.
Saludos, Pedro.
Amigo Pedro, yo solo creía que solo había corruptos en mi país, pero veo que la cosa se extiendo a otros muchos.
ResponderExcluirEsperemos que algún día llegue uno que pare toda la corrupción en todas partes, creo que esto va a ser imposible.
Un fuerte abrazo.
La corrupción es un mal que se extiende a todos los países, o casi todos, que hacen la vista gorda ante un fenómeno muy triste que empaña a las democracias. El caso de Brasil es sangrante, como pasa en España.
ResponderExcluirUn saludo desde Béjar
Oi Pedro,
ResponderExcluirUma nojeira está nossa política.
Tá aí uma coisa que deveria ser igualitária: p.x: Alguns concursos precisa-se de Faculdade e digo com toda convicção que certas Faculdade só querem dinheiro, professores ruins.
Para alguns concursos precisa-se de Faculdade, nem que seja a pior.
E o "lulinha" que Faculdade fez, a "faculdade do grito. Eu lecionei em São Bernardo e a minha escola era perto do Estádio da Vila Euclides, gritava tanto, que a diretora mandava-nos fazer soneca até passar aquela loucura.
Pra quem sempre gostou de dormir pegava meu colchonete e travesseiro, meus aluninhos também e dormíamos até acabar aquela gritaria.
Nós precisamos de Faculdade, arrebentar de estudar para passar num concurso para arrumar nada que se compare o que ganhou Lula e outro que até da vergonha de sermos brasileiros.
Abraços
Lua Singular
La corrupción es algo terrible. Y, desgraciadamente, cada día parece que va a peor.
ResponderExcluirUna pena.
Un abrazo.
Como estamos vendo, o problema não eram as ideias socialistas. É o capitalismo que está em ruína, e levando com ele especialmente o povo mais vulnerável.
ResponderExcluirOlá Lola.
ExcluirNós, brasileiros, sabemos que a Oldebrecht e outras empreiteiras "capitalistas" corromperam centenas de nossos políticos. FAÇO ESTA PERGUNTA: você sabe quais são esses políticos, que receberam propinas de bilhões de dólares?
Um abraço
Nosso pais nunca chegou a ser uma verdadeira democracia, somos quase um pais socialista, onde o que vigora é o corporativismo do estado e a falta de moral, honestidade e honra dos ditos "estadistas". Sim acredito que estaremos sendo vira-latas de baixarmos nossas cabeças, o erro não é nosso, eles é quem roubam e nós é que vamos sentir vergonha? Não, não tenho vergonha de ser brasileira, tenho nojo, ira e desejo de ver toda esta corja morrer na cadeia, só não tenho esperança, pois entre o desejo e a esperança existe uma grande distância.
ResponderExcluirabraços, Léah
Olá Pedro.
ResponderExcluirMuitas verdades em seu texto.
Muitos precisam ver e entender
dessa forma.
Sou infinitamente grata
por estar sempre lendo
no Espelhando.
Apenas corrige meu nome
é Catiaho, ta bom?
Bjins
Catiaho Alc.
Pedro
ResponderExcluiresta crónica está muito assertiva , mas deixe que acrescente que corrupção existe sim, e em grande escala, e infelizmente não é só no seu País.
obrigada!
beijo
:)
Deplorable situación estimado Pedro, no exclusiva de Brasil, en todo caso.Aquí en Chile se acaba de desmantelar, por ejemplo, una vasta red de financiamiento ilegal dentro de la policía uniformada, que operaba desde hace muchos años y que comprende millones y millones de pesos defraudados.
ResponderExcluirAbrazo austral.
Pedro, acho essa excelente definição muito apropriada também para Portugal.
ResponderExcluirUm beijinho
O Toque do coração
Pedro adorei sua crônica e digo a você que estamos cada vez mais sentindo vergonha de sermos brasileiros.
ResponderExcluirApesar de amar o nosso Brasil,muitas vezes nós aqui em casa,mudamos os canais de jornais televisivos,para ver outros assuntos,pois esses já esgotaram a nossa paciência.
Um grande beijo na Taís e obrigada pela visita.
Carmen Lúcia.
Me uno a tu denuncia, luchemos porque se destape la corrupción, luchemos porque los corruptos paguen, con todo el peso de la ley, en Brasil, Argentina. España, etc. Etc. Luchemos: exijamos, transparencia.
ResponderExcluirUm abraço a voce e otro a Tais
Tal como por aí, também por aqui!...
ResponderExcluirNão dá para confiar na classe política!
Eles que nos deviam governar, vão para o poder e governam-se a eles e ainda fazem pagar o povo pelos erros e roubos deles...
Em Portugal o voto não é obrigatório, apenas um dever, mas não tenho votado e assim deveriam proceder todos... Apenas os políticos interessados votariam neles... Afinal, não somos nós que escolhemos os candidatos, são-nos apresentados uns idiotas para votarmos neles e nada mais...
Abraço amigo Pedro em total descrédito para com a política!
Lamento muito, Pedro, porque tenho um carinho muito especial pelo Brasil e meus amigos brasileiros...
ResponderExcluirNós também temos alguma corrupção em Portugal, mas felizmente numa escala inferior...
Desejo muito que a presente purga que acontece no vosso país, sirva para atenuar drasticamente a corrupção. É imprescindível ter esperança.
Uma crónica de intervenção muito pertinente e lúcida.
Abraço, Pedro.
~~~~~~~~
La corrupción, hoy en día, es como una epidemia de gripe, no hay país que, en mayor o menor cantidad, se salve de ella.
ResponderExcluirEs triste reconocerlo, pero es una verdad aplastante en la que todos deberíamos unir fuerzas para erradicarla por completo.
Tu entrada de hoy, da para pensar y reflexionar sobre ella, un tema que afecta a todos los ciudadanos.
Cariños.
kasioles
Creo que la corrupción es una pandemia que afecta a todos los países y algo muy difícil de eliminar.
ResponderExcluirNo sé si la gran información que tenemos actualmente, es la causante del descontento generalizado de todos, y solo nos queda el voto para luchar contra ella, en los países democráticos.
Saludos cordiales.