O HÁBITO DA
LEITURA
– PEDRO
LUSO DE CARVALHO
Não raro recebo
mensagens de jovens e de adultos que dizem que gostariam de ter o
hábito da leitura, pois não se sentem com o ânimo necessário para
se aventurarem em leituras que exigem deles o dispêndio de muito
tempo.
Dizem alguns, que se
sentem frustrados quando fecham o livro iniciado sem chegarem ao
final da história ou do poema. Dizem, ainda, que gostariam de
continuar com a leitura iniciada, mas desistem.
Então, pedem que lhes
indique qual o método que poderá levá-los a aprendizagem da
leitura. (Isso, em se tratando de ficção, já que muitos estão
interessados em outras leituras, que não ficção ou poesia.)
A resposta para essa
pergunta, que pode parecer fácil é, ao contrário, bastante
difícil. Para cada pessoa deve-se aplicar um método que se adapte
com sua idade, escolaridade, sensibilidade, aspirações.
Daí podemos concluir que
as pessoas mais indicadas para dar esse tipo de orientação são os
professores, já que no dia a dia da vida escolar podem observar
quais são as tendências e aspirações de seus alunos.
Quanto aos adultos, que
não mais frequentam bancos escolares, deverão eles escolher o que
mais se aproxima de seu gosto, que pode ser romance, conto, crônica
ou poesia. Isso não quer
dizer que não possam aderir a todos esses gêneros.
Depois que esse adulto estabelecer
uma hora adequada para a prática da leitura, em lugar igualmente
adequado, estará iniciada a rotina para as suas leituras, desde que
não desista dessa importante empreitada.
Portanto, para as pessoas
adultas, que não mais frequentam os bancos
escolares, a aquisição do hábito da leitura dependerá unicamente
deles próprios. Portanto, vontade e determinação é a receita para
atingirem esse objetivo.
* * *
Também penso assim, Pedro. Incorporar no dia a dia o hábito da leitura requer vontade e determinação. Não tem uma receita única para todos, cada um deve descobrir como encaixar na sua rotina uma pausa para ler de acordo com seu gosto e preferência. São tantas as interferências que nos dispersam e nos desconcentram do livro que alguns desanimam. Eu como adoro ler, já nem me incomodo mais com os ruídos externos, entro inteira dentro da história e esqueço de tudo ao redor. rs
ResponderExcluirabração/Rosa
É verdade Rosa, para se adquirir o hábito da leitura faz-se necessário vontade e determinação. Aos pais e professores compete descobrir quais são as preferências do futuro leitor.
ExcluirAbraço
Como tudo na vida, depende de nossa vontade e formação do h´[abito e uma rotina, nem que seja bem leve, ajuda! abraços. ótima semana e ainda um feliz dia dos papais! chica
ResponderExcluirBoa noite Pedro.
ResponderExcluirAcho que todas as crianças devem ser incentivas a leitura, por ser um maravilhoso habito. Quando adulto cada qual escolhe o seu estilo, eu gosto de romance, já a minha filha gosta de livros de aventura, policial, suspense, romances, e ficção é o que mais a atrai. Ela passa horas lendo que nem parece que já chegou rsrs. Antes ainda pegava um pouco no seu pé, hoje mesmo passou o dia todo de domingo, com um lindo sol enterrada nos livros rsrs. Mas agora aprendi e entendi que ela se sente feliz lendo e deixei ela e seus livros em paz rsrs. Meu amigo só agora achei um tempinho de vim lhe parabenizar pelos dias dos Pais. Uma linda semana para você, seus filhos e a querida Tais. Grande abraço.
Mirtes, a sua filha já tem meio caminho andado na Faculdade de Direito, pois terá que ler muito daqui para frente, principalmente depois de formada. Parabéns a você e à filha.
ExcluirAbraço.
Gosto muito de ler e tentei incutir esses hábito nos meus filhos; creio que consegui, pois os dois lêem. Infelizmente as crianças de hoje não estão a ser muito incentivadas a isso; há os tablets, as play-station e vemo-las ainda bem pequeninas com os tablets na mão entretidas com os jovens; perdeu-se o hábito de lhes ler uma estoria antes de dormir e isso faz com que eles não se interessem pelos livros o que é uma pena. Eu leio bastante, mas não consigo trocar o livro pelo romance lido no tablet; sinto necessidade de tocar o papel. Belo tema, amigo. Um beijinho e fica bem
ResponderExcluirEmilia
Depende mucho de la actitud de los padres. Hay que aprtovechar esa época que todo lo preguntan y quieren llenarse de saber. Y si aun no saben leer facilitarles libros de imagenes. Dos de mis hijos que leian cuanto caian en su mano han sido triunfadores en su vida real.
ResponderExcluirÉ muito difícil, meu amigo, que as pessoas que não adquiriram o hábito de ler em crianças venham a fazê-lo quando adultas. Mas não é impossível. Conheço casos. A sua crónica é muito pertinente. Eu costumo aconselhar a que leiam nem que seja uma página por dia. E ler é tão estimulante!
ResponderExcluirUm beijo.
Pedro Luso
ResponderExcluirComo leitor compulsivo, desde muito tenra idade, sem que alguém me impulsionasse. Porém penso que caberá à escola a tentar promover o hábito, ficando o método ao gosto de cada um. Eu por exemplo adormeço a ler, lendo de tudo. Depois veio o "defeito" profissional, li muito para conceber peças a publicar, com gosto curiosamente. Depois do estudo escolar ou académico, a leitura é a base da cultura.
Abraços
Es una afición como otras, yo he leído poco en mi vida, pero desde mi retiro que cogí la costumbre de leer un poco cada día y uno le va cogiendo la afición.
ResponderExcluirUn abrazo.
Olá Amigo Pedro: Raras são as pessoas que gostam de ler, num restaurante que costumo frequentar, tem uma coberta grande na entrada onde colocaram uma mesa e uma estante para doação de livros, estão ali para quem quiser pegar e para quem tiver para doar, os espaços estão lotados de livros, mas ninguém pega, aliás nem olham são livros de diversas áreas, romances, profissionais, didáticos...
ResponderExcluire são gratuitos, já contribuí com vários, e peguei e li outros tantos, mas quando vou olhar as novidades, estão empoeirados e intactos. Acho que este costume se adquire na infância ou por uma situação inevitável.
Abração, Léah
Sendo a leitura um prazer só se cria o hábito se ela for prazerosa...portanto, criar o hábito é importante desde a infância onde se reforçam os estímulos. Leitura em grupo costuma dar prazer e traz a reflexão coletiva. Declamar poesias alegra e personaliza e é muito bom. se lembrarmos de nossa infância era assim na antiga escola, onde as crianças liam e interpretavam textos, além de exercitar a criatividade escrevendo suas experiências , etc
ResponderExcluirUm abraço
Sei que formar este hábito é difícil, ainda mais com a tecnologia de hoje, onde as Redes Sociais dominam muitas cabeças jovens. Por outro lado, alguns trabalhos de Órgãos do Governo e outros com apoio da iniciativa privada, poderiam incentivar bem mais.
ResponderExcluirÉ lendo que se aprende, que se cresce, que se conquista; que alçamos voo para um mundo mais aberto e de mais qualidade. O povo, através de sua cultura, de sua história, de sua economia é que pode fazer uma nação forte. Um país que incentiva a cultura, que cuida de suas crianças formará adultos mais capazes e mais felizes.
Mas a mim parece ser fundamental dar à criança o que ela gostaria de ler, e não impor gostos. Deixe-a pegar o hábito, depois é trabalhar, filtrar seu gosto.
Beijinho daqui do lado...
O título já nos diz o caminho, para a leitura a necessidade do hábito.
ResponderExcluirUm dos melhores caminhos de construção interior e cultura que mobilizará
no indivíduo a necessidade de conhecimento, informação e crescimento no
sentido deste hábito acionar uma percepção mais ampla e principalmente
se oferecer um leque de opções de literaturas diversas.
A leitura como um hábito leva o indivíduo a querer o saber e o
aprendizado, a paixão deste hábito uma constância no preenchimento
escolhido como puro lazer.
Sempre encantador este seu espaço de cultura, Pedro!
Abraço.
Bom dia mestre.
ResponderExcluirUma abordagem interessante esta de como despertar o interesse pela leitura. Isto faz lembrar a minha juventude, quando me embrenhei pelas leituras de romances numa indicação/orientação de uma freira Irmã Elizabeth. Com ela pude devorar Machado de Assis, Drummond, Jorge Amado que comecei com Jubiabá livro de próximo 300 paginas, lembro que inspirei a comprar uma coleção de Machado e Drummond eu respirava todos os dias por estar na cidade dele e morar perto de sua fazenda/casa. Hoje o habito de ler é muito vago para os jovens e cabe sim esta orientação e até escolhas de livros que possam faze-los ingressar sem dor e assim se contaminarem por este lindo prazer.Vejo no caso de vestibulares, que muitos jovens ficam presos à resumos dos livros indicados, há também uma certa preguiça, mas creio que é possível acender esta chama, um convite ás mais belas viagens que um livro bom proporciona.
Uma boa semana abençoada de paz e alegrias.
Meu terno abraço de paz e luz.
a Leitura, como todos os bons hábitos, isto é, como tudo que exige esforço e traz gratificação posterior, primeiro "estranha-se", depois "entranha-se"...
ResponderExcluiradmirável, Pedro, este seu pendor pedagógico.
assim deve ser o verdadeiro escritor.
forte abraço
En mi opinión, lo que lleva a la lectura es la curiosidad. Eso es lo que yo recuerdo de mis primeros contactos con los cuentos. ¿Qué le iba a pasar al personaje? ¿Cómo iba a solucionar los problemas en que se había metido? Y así un largo etc.
ResponderExcluirCreo que todo puede empezar con que, desde hace años, existe esa caja tonta llamada televisión y que por ese conducto, sin esforzarte, recibes toda la información...pero leer es otra cosa. ¡Lástima!
Saludos cordiales. Franziska
Eu tenho três filhos e são três hábitos e gostos diferentes. Uma é devoradora de livros e diversos estilos. Outra tem um só género de livro (biografias de vidas femininas complicadas) e o livro fica na mesinha de cabeceira como não se querendo separar das personagens. Outro devora um livro de 700 paginas em três dias. Eu adoro ler e até já me adaptei aos e-books...
ResponderExcluirAcho que o gosto pela leitura adquirisse com a experiencia do 1º livro. Eu comecei com livros infantis tipo ANITA e adorava entrar nesses mundos... e os livros mais massudos mais técnicos vai por teimosia. Uns leem se por prazer outros por dever...
Mas leiam sempre porque o verdadeiro conhecimento vem dos livros.
A mí siempre me gustó la lectura ya desde niña. Mi padre me regalaba cuentos preciosos que conservo como un tesoro.
ResponderExcluirLos libros son excelentes compañeros.
Muy bueno tu postura.
Un abrazo
Comigo o hábito da leitura foi crescendo lentamente e aumentando o tempo de leitura com o tempo, o próprio conteúdo dos livros se nos são aliciantes torna-se quase compulsiva a sua leitura.
ResponderExcluirUm abraço e bom fim de semana.
Andarilhar
Sou leitora (quase) compulsiva e tenho um filho que sai ao pai: detesta ler...
ResponderExcluirNão sei se haverá algum método para fazer com que se aprecie a leitura
Bom fim de semana :)
Como você é esse hábito da leitura, já significa um ponto a favor de seu filho; agora basta paciência com ele e dar-lhe incentivos, mesmo que indiretos, como, por exemplo, comprando livros fáceis de ler (mesmo que sejam em quadrinhos), e deixá-los à sua vista. Criatividade para isso não pode faltar.
ExcluirAbraço.
Leo desde pequeño Pedro. Eran tiempos en que me encantaban las novelas policiales, pero empezaba desde la última página para conocer primero al asesino. Luego partía desde la número uno y gozaba con los errores de la investigación y de las argucias del criminal para escabullirse.
ResponderExcluirAbrazo austral.
El hábito de la lectura más Fabio de adquirir se logra como hablar, por imitación de los padres, desde la edad más temprana.
ResponderExcluirMuy buen texto nos públicas hoy.
Gracias, Pedro.
Un abrazo grande.
Hola Pedro ☺
ResponderExcluirTe cuento que yo particularmente no tengo un habito propio de lectura, también pienso que es importante inculcar desde pequeños a los niños hábitos de lectura como leyendoles historias, esto tiene que ver con algo que se llama estimulación temprana, también existe la estimulación prenatal, esto es un tema amplio, en fin tener el hábito de la lectura es fundamental si ☺
Un beso grande
Hola Pedro.
ResponderExcluirUnos buenos consejos.
A mi me encanta leer, pero ultimamente se me cansa la vista.
Para mi la mejor hora es madrugar, porque entonces tengo los ojos más descansados.
Feliz domingo,Montserrat
OI PEDRO!
ResponderExcluirACHO QUE MEU AMOR PELA LEITURA NASCEU NOS BANCOS ESCOLARES E POR ISSO, PENSO QUE OS PROFESSORES TEM GRANDE RESPONSABILIDADE NISSO E AINDA HOJE VEM DELES ESTE PRIMEIRO CONTATO COM OS LIVROS, FICANDO ENTÃO COM OS PAIS, O INCENTIVO COMPRANDO-OS E SABENDO DA PREFERÊNCIA DE LEITURA DO JOVEM.
UM ÓTIMO TEXTO AMIGO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Caro dr Pedro uma bela receita para se adquirir um hábito tão bom, do qual compartilho. Acho bem acertada o direcionamento que nos dá no post, acho também que os bancos escolares são fundamentais para a formação deste hábito, mas antes, os pais em casa, existem livrinhos para criança no banho, passear em livrarias também quando a família sair, enfim, o habito da leitura se não for natural da pessoa (como eu rs) tem que ter vontade e determinação, acho fundamental. Belo e útil post.
ResponderExcluirps. Carinho respeito e abraço.
Gracias Pedro, por seguirme y darme la oportunidad de encontrar tu rincon de lectura,soy fanática de la poesía,buenos relatos, y todo aquello qué cae en mis manos.Estoy de acuerdo en qué el habito de leer empieza en la cuna,un simple cuento musical,seguido de otros según creces, de contenidos apropiados,hace qué la lectura sea una necesidad en tu vida.
ResponderExcluirSeguiré visitando tu rincón.
Un saludo afectuoso.
Olá Pedro,quando somos pequenos,(crianças ainda),já temos o potencial de sabermos quando queremos ouvir uma estórias ou histórias, quando aprendemos as primeiras letras, os livros nos fazem companhia.Na minha infância eu era ledora de gibis,fazia as trocas com o nosso padeiro, com o leiteiro, pois na época era assim, eu parecia um moleque trocando revistinhas.Na juventude,aprendi a conhecer meu estilo para leitura, na sala de aula eu era chamada, pela minha professora, de tracinha de livros.Quando se adquire o hábito de ler, jamais se perde, nem na vida nem na leitura. Grande abraço!
ResponderExcluirPedro
ResponderExcluirsou uma leitora compulsiva desde muito nova
para mim livros são a melhor companhia que posso ter
gostei da crónica
boa semana.
beijos
:)
Adorei a crónica... o prazer de ler... é algo que só cada um entenderá se tal prazer é uma obrigação... ou uma necessidade... uma sede de saber... de alargar o seu mundo, no mundo dos outros...
ResponderExcluirPor qualquer razão, veio-me à memória, as palavras de Saramago... o homem mais sábio do mundo, que ele tinha conhecido, não sabia ler, nem escrever... falava do seu avô...
O verdadeiro conhecimento... talvez advenha do sentir... de cada um...
Abraço!
Ana
Ir a una biblioteca, abrir libros al azar y leer la primera página. ¡Seguro que habrá alguno que avive la curiosidad de seguir leyendo!
ResponderExcluirNo hay que descartar los "cómics" ni las "novelas ilustradas".
Abraços