>

17 de dez. de 2016

[Crônica] PEDRO LUSO – Política e Ladrões




           
 POLÍTICA E LADRÕES

              PEDRO LUSO DE CARVALHO


Nos dias que correm, o jornalismo investigativo de todas as mídias mostra-nos a mais estupenda corrupção jamais vista no Brasil. Elevado número de políticos da Câmara e do Senado estão envolvidos em crimes com poderosos empreiteiros. Espantadas, perguntam-se as pessoas: “O que mais noticiarão amanhã?”
O dia seguinte esperado chega com notícias de mais crimes cometidos por políticos e empreiteiros. As investigações da Polícia Federal e do Ministério Público dão a conhecer ao público os nomes de novos criminosos, que vão se somar a outros tantos que já são réus ou aguardam a conclusão dos inquéritos da polícia.
A dura realidade dessa miséria brasileira apareceu depois de 2014, com a reeleição da senhora Dilma Rousseff. Até aí não sabíamos que o nosso barco há muito tempo estava afundando. A surpresa foi geral, pelo menos para a maioria. A declaração de impeachment pelo Senado da República deixou às claras a ruína.
Os treze anos do Governo do Partido dos Trabalhadores foram decisivos para a ruína. O desemprego chegou à casa dos doze milhões. Os hospitais estão carentes de leitos e de médicos. A violência tomou conta de grandes e pequenas cidades. Em Porto Alegre, delinquentes presos são mantidos nos carros da polícia.
Felizmente, temos ainda instituições confiáveis: a Polícia Federal, a Procuradoria da Justiça e a Justiça Federal, da qual o juiz Sérgio Moro é o maior exemplo de honestidade e dedicação ao seu mister de julgar. São esses servidores da justiça que nos dão a esperança de vermos condenados os ex-políticos e empreiteiros.
Quanto aos políticos da Câmara e do Senado, que aguardam por julgamentos pelos crimes de desvio de dinheiro público, em especial da Petrobras, não temos a expectativa de condenação, em razão do posicionamento de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal, que não conta em seu quadro um ou mais Sérgio Moro.



    *    *    * 



43 comentários:

  1. "Natal, na província neva..." Se aqui apenas nevasse seria uma dádiva dos deuses. Mas faz sol. Um Sol causticante que mata o que se plantou. E eis um Natal tristonho! O povo dormiu. Fiz o Ciclo de Estudos da Escola Superior de Guerra, viajei, estudei e conheci o Brasil do Norte ao Extremo Sul em viagens de estudos. Sempre houve uma elite dirigente a comandar o país. E essa elite foi representada por um semianalfabeto politiqueiro sem berço ou bandeira para comandar nossa Nação de homens livres, cuja liberdade deu o direito ao fato dele empunhar a bandeira que o apresentaram com o nome de socialista a desaguar num popularismo esguio que, em lugar de ensinar a pescar, fornecia o pescado pronto, mas com o dinheiro dos outros. Eis o mistério da fome! Que o Deus Menino tenha piedade de nós. Festejemos, pois, um Natal Cristão, sem magoas e com a tolerância que o Filho de Deus nos ensinou. Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
  2. Também espero o dia seguinte - sempre aparece mais um corrupto, mais outro corruptor. Vibro com o jornalismo investigativo, com o Juiz Sérgio Moro e com a Polícia Federal! Com a Operação Lava-jato. Uma corrupção que chegou a esse nível, no Brasil, a Lava-jato não pode ter condescendência com ninguém. E não tem; é dura, firme e temida - precisamos dela sempre. Como precisamos da mídia escrita e falada. E povo na espreita, unido.
    Não digo que será exterminada essa sujeira enorme, esses políticos sujos, iguais a cupins que recebem veneno de um lado e quando vemos aparece na outra ponta... O país está infestado. Mas o bem não será vencido. Ressuscitaremos das cinzas.
    Beijo, querido.

    ResponderExcluir
  3. PEDRO LUSO,

    quer saber a minha verdade absolutamente, franca? Estou de saco cheíssimo disto tudo!!!

    Aproveito para lembrar que temos nova postagem em nosso blog:HUMOR EM TEXTOS.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  4. Olá dr. Pedro, quanta verdade, tanto os roubos quanto as descobertas por meio do jornalismo investigativo (acho os melhores programas de televisão esta forma de jornalismo), mas uma verdade que me trouxe boa lembrança foi da cidade de Macombo, do livro mais lindo que já li e de nome tão lindo quanto CEM ANOS DE SOLIDÃO...mas a relação triste com o Brasil é absolutamente verdadeira, porque não pode ser real o que estamos vivendo, não é possível...gostei dr Pedro, bela crônica.
    ps.Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
  5. In tutti gli stati del mondo esiste un alto grado di corruzione da parte dei politici, ma per fortuna persone per bene riescono a rimettere a posto la situazione
    Un caro saluto, Pedro,silvia

    ResponderExcluir
  6. Fantástico!


    Beijo e um feliz Domingo

    ResponderExcluir
  7. Pedro. Los políticos están acabando con todo lo bueno. Te leo y parece que estuvieras hablando de acá. Es una pena.
    Un abrazo grande.

    ResponderExcluir
  8. Esta corrupción es mundial y creo que todos los países han pasado por semejantes casos, por aquí las municipalidades y el gobierno han dado contratos a empresas de construcción teniendo retorno de gratificaciones, pero afortunadamente cada día hay menos casos.
    ¡FELIZ NAVIDAD!

    ResponderExcluir
  9. O segredo de polichinelo que se travestia amigavelmente de jeitinho brasileiro
    foi desnudado pela primeira vez em toda sua horrenda face. Não ficará pedra sobre pedra.Ou...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Incluso desde la lejanía y desde lo que también nos ha caído aquí encima, nos quedamos con la boca abierta por el volumen de la corrupción del gobierno de la Señora Ruseff, por el gran país que tienen ustedes tan querido en todo el mundo. Hasta el punto de preguntarnos si será cierto todo de lo que se le acusa. El tiempo dirá. De lo que no hay duda es del daño que produce algo así en los habitantes, en su estado de ánimo.
    En todo caso, cabe pensar que no es la primera vez que sucede, y por eso, el sacarlo a la luz con nombres y apellidos servirá para que a partir de ahora los ladrones no se sientan intocables.

    Quiero ser positiva. Un saludo.

    ResponderExcluir
  11. Pedro,

    a sua excelente crónica, estimula-me a fazer o seguinte comentário, a que me atrevo sobre uma realidade que conheço apenas pelas noticias que aqui vou recolehndo.

    sem desmerecer o papel dos midia (sérios) no combate à corrupção não me iludo quanto à sua função - os midia "mordem" onde a voz do dono mandar morder. e não será por acaso que, como você, Pedro, refere, a corrupção no Brasil fosse exponencial, com Dilma Russef - o(s) escândalo(s) têm outro "picante" e são "mais noticia".

    agrada-me saber que no Brasil se desenvolve uma luta feroz contra a corrupção levada a cabo por instituições e personalidades insuspeitas e determinadas. isso me faz acreditar, que porventura a direita brasileira esteja a desempenhar o papel de "aprendiz de feiticeiro", isto é, que tenha desencadeado ventos e venha a colher tempestades.

    forte abraço, caro amigo

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente a política e a corrupção andam muitas vezes de mão dada em todos os países.
    Aproveito para desejar um Natal muito Feliz e um Bom Ano Novo. Que 2017 seja um ano pleno de sonhos realizados, alegrias constantes, amizade e amor sempre presentes, excelente saúde, e incontáveis momentos felizes.
    Um abraço
    Maria

    ResponderExcluir
  13. No sirve de consuelo, pero en España también tenemos un número infinito de corruptos. Todos los días aparecen nuevos casos de corrupción.
    ¡Cómo es posible que haya tanto político delincuente!
    Abraços, Pedro.

    ResponderExcluir
  14. Nada en torno en politica en ningun país, esta limpia..Besos

    ResponderExcluir
  15. Estimado Pedro.
    Apreciei a crónica por me dar a conhecer um pouco do que se está a passar no seu país, porém, um juiz pode ser falível, como qualquer mortal...
    Acredito mais numa decisão de um plenário de juízes...
    Nós ainda podemos contar com a decisão do Supremo Tribunal Europeu.
    Sou adepta da cessação definitiva da imunidade parlamentar, da implementação de auditorias aos setores governamentais e da avaliação de desempenho dos membros do governo.
    Apreciei muito a sua explanação, amigo, e o meu desejo é que a corrupção se extinga deste planeta azul...
    Dias plácidos e felizes.
    ~~~ Abraço natalino ~~~

    ResponderExcluir
  16. Meu amigo adorei a sua cronica e realmente a corrupção é tanta q faltam juízes e tribunais para julgar. Feliz Natal com muita saúde paz e muito amor. Beijos com carinho

    ResponderExcluir
  17. É triste saber que o Brasil está a atravessar essa fase ruim. Às vezes já nem é possível distinguir quais são os polícias e quais são os ladrões...
    Um Natal BOM e um Ano Novo MELHOR.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. É a triste realidade dos nosso dias a corrupção.
    Um Santo e Feliz Natal para o meu amigo e sua família.
    Andarilhar

    ResponderExcluir
  19. Se ve que el mundo está corrompido. Lo mismo en todos los países, ya sea Europa, América y no digamos los países árabes.
    fíjate en el último atentado de Alemania, ¡que dolor! ¡que tristeza! ¡¡que pena!!
    Esperemos que nos dejen pasar las Navidades tranquilos...
    Te deseo que pases una Feliz Navidad.
    Un fuerte abrazo desde Madrid.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Pedro.
    Dessa sujeira toda o que me surpreendeu foi a coragem e atitude digna do Juiz Sergio moro. Mas acabo de saber que ele tirou ferias e só voltará no dia 20 de janeiro, e os investigados terão sossego. Será que foi apenas ferias, ou foi coagido ? Manteremos a fé e esperança que seja apenas ferias. Como seria bom se mais pessoas honesta existissem. Infelizmente essa é a realidade do nosso Brasil e a vida continua. Um lindo Natal meu amigo e para a minha amiga Tais também e toda familia. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  21. Olá Pedro! Belíssima e verdadeira a tua crônica. Com a delação premiada, cada ladrão aponta 10, 20, 30, e parece que chegou a 50 coleguinhas de profissão, inclusive o tipo de furto/roubo com os seus respectivos valores. Às vezes fico cá pensando com meus botões. Se continuarmos com essa projeção, será que sobrará algum político/LADRÃO? Ou será que há exceção? O pior é que no Brasil não existe mais cadeia para os ladrões de galinha, imagine para os "EXCELENTÍSSIMOS SENHORES".

    Abraços, um Feliz Natal e um Ano Novo com muito amor, saúde, paz e felicidades para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir
  22. Realmente es una vergüenza toda la corrupción que hay en nuestros países: Argentina, Brasil, España... El periodismo hace muy bien en exponer los casos. Perdono basta, deben ser procesados, condenados a cárcel y a devolver el dinero robado, sino todo, una gran parte

    Muy felices fiestas, feliz Navidad y prosperoaño nuevo para y y tu familia.

    Abrazos

    ResponderExcluir
  23. Bom Natal e um próspero ano novo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Hoy sólo vengo a desearte una muy FELIZ NAVIDAD en compañía de la familia y amigos.
    Siento no disponer de tiempo para visitarte más a menudo, espero que se solucione pronto y vuelva a actualizar mi espacio.
    Cariños.
    kasioles

    ResponderExcluir
  25. Olá querido amigo,

    O país vive momentos difíceis, politicamente falando estamos na proa do Titanic....

    Enfim...

    Aproveito para lhe desejar um Feliz Natal e um próspero ano novo...

    Saudaçoes

    ResponderExcluir
  26. Hay países que están sufriendo las consecuencias de la mala gestión y la delincuencia de los políticos, y en algunos graves como en Venezuela.
    Esperemos que este año que está por comenzar se vayan solucionando los problemas más acuciantes. Mientras tanto, te deseo pases unas hermosas Fiestas Navideñas.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  27. Oi Pedro
    Desculpa a demora, é que minha cirurgia com o calor e com chuvas de granizo está me matando aos poucos(mas só o tempo), que nem percebi vários comentários- eu tinha retirado , talvez sem querer coloquei novamente.
    Pedro, eu era da classe média alta, só não fiquei muito pobre porque não vendi meus três imóveis. Salário de aposentadoria só serve para os deputados e senadores.
    Ontem não conseguia dormir de dor, sentei no sofá com o pé para cima, assisti um filme na Globo e falo com convicção se tivéssemos protagonista igual do filme no senado não sobraria ninguém nem para contar a história.
    Onde está a isonomia? Só para os trabalhadores.
    Tenho nojo de política e o Lula não me deixava trabalhar (lecionava) de tanto que gritava do Estádio da vila Euclides em São Bernardo do Campo.
    Eu passava com meu carro em frente a sua casinha e sua mulher de chinelos de dedos batendo papos com a vizinhança. Sofreu a coitada.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  28. Una triste realidad que esperemos se solucione.

    Te deseo una Navidad muy feliz.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  29. Uma realidade triste esta... a corrupção, com seus tentáculos, denegrindo e sufocando, tudo em que toca...
    O povo brasileiro, bem merecia uma classe política que realmente o representasse, defendesse e não envergonhasse o país... com escândalo atrás de escândalo...
    Esperemos que o novo ano, traga acentuadas melhorias nesta fase atribulada, que o Brasil está vivendo...
    Deixando um abraço, e os meus votos de um Feliz Natal, para vocês!
    Tudo de bom! Festas Felizes!
    Antes do final do ano, ainda passarei por aqui...
    Ana

    ResponderExcluir
  30. OI PEDRO!
    EU ACRESCENTARIA MAIS UMA INSTITUIÇÃO QUE NOS DÁ ORGULHO POR SUA IDONEIDADE, HONESTIDADE E TRABALHO COMPETENTE QUE É O "MINISTÉRIO PÚBLICO", RESPONSÁVEL PELA INVESTIGAÇÃO, QUE ESTA TRAZENDO A TONA TODA ESTA SUJEIRA QUE SÓ NOS ENVERGONHA E DESILUDE.
    NÃO SEI COMO SE OPERARÁ A LIMPEZA QUE O BRASIL PRECISA PORQUE A CADA DIA MAIS NOMES DE POLÍTICOS SÃO INCLUÍDOS NAS INVESTIGAÇÕES, ENTÃO ME PERGUNTO, A QUEM ENTREGARÍAMOS O COMANDO DO BRASIL?
    ABRÇS AMIGO. QUE TEU NATAL SEJA ABENÇOADO JUNTO A TUA FAMÍLIA E PRINCIPALMENTE A TAÍS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lani.
      Tu tens razão quanto o valor do Ministério Público, que, aliás, não o esqueci (fiz menção ao M.P.no 2° parágrafo da crônica).
      Pois é, minha amiga, a crise é tão grave que o nosso país não se recuperará em tempo inferior a duas décadas, no meu entender.
      Um Feliz Natal.
      Abraços.
      Pedro.

      Excluir
  31. Olá Pedro
    Estamos à deriva. Nosso barco oscila violentamente ao sabor da corrupção e se nada for feito iremos naufragar em breve.
    Estimado amigo
    Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.
    Beijos com imenso carinho,
    Gracita

    ResponderExcluir
  32. Pedro Luso
    Aqui diz-se que a corrupção o Brasil é uma herança portuguesa, seja mas as estatísticas dizem que a corrupção aí é incomparavelmente, maior do que aqui onde um primeiro ministro esteve, preventivamente preso oito meses, onde um ex-ministro, após julgamento foi preso e mais ex- ministros aguardam julgamento... enfim.
    Aproveito para apresentar desejos de Festas natalinas Felizes.

    ResponderExcluir
  33. assei para;
    Que o este Natal seja de: Paz...Amor...harmonia, no aconchego familiar, sem entrarmos em exageros...Principalmente, que tenhamos saúde. Extensivo aos vossos familiares e amigos.
    Que todo o Mundo tenha direito ao Natal... BOAS FESTAS.

    ResponderExcluir
  34. Pedro meu amigo, passei para agradecer o teu carinho lá no meu canto dizer-te que acertaste em todas, com o teu comentário e desejar-te um Natal muito feliz, com muita saúde, paz e muito amor junto de quem mais amas. Beijos com muito carinho

    ResponderExcluir
  35. OI PEDRRO!
    TENS RAZÃO AMIGO, FOI FALHA MINHA MAS, NÃO POR DESATENÇÃO E SIM PELO AFOITO COM QUE LI TUA CRÔNICA QUE ALIÁS, ESTÁ PERFEITA.
    NOVAMENTE MEUS VOTOS DE UM BELO E ABENÇOADO NATAL.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Mi visita de hoy no tiene otro objeto que desearle unas felices fiestas -y eso a pesar de los políticos a los que no debemos permitir que amarguen nuestras fiestas- y un año 2017 lleno de paz, armonía, amor y por lo tanto, de felicidad. Un abrazo fraterno desde Alcalá de Henares. Franziska

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Pedro.
    Que hoje seja para voce e a querida Tais e toda família um Natal de surpresas felizes. Agora brincando um pouco nem para o Presidente renunciar ou ser afastado acho que seria uma alegria para todos nós rsrs. Uma feliz ceia. Abraços.

    ResponderExcluir
  38. Que o espírito natalino traga aos nossos corações a fé
    inabalável dos que acreditam em um novo tempo de paz , amor ,
    solidariedade e acima de tudo fé que renova nossas esperanças
    num mundo mais humano sem dor e sem guerra.
    Meu agradecimento pela sua amizade
    sua sincera amizade.
    Feliz e abençoado Natal.
    A você e todos da sua família e amigos.
    Um abraço forte meu eterno carinho.
    Voltarei a postar e visitar antes da virada
    para um novo ano.
    Evanir..

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde, Pedro!
    Tantos acontecimentos ruins, que nós brasileiros parecemos feitos de pedra, pois a cada dia vêm mais e mais notícias sobre a corrupção, roubos, dos "nossos" políticos, os quais não percebem que um dia, mesmo que haja demora algo vai mudar, tenho fé, haverá justiça. A nós resta ajudarmos o nosso querido Brasil a se reerguer.
    Aproveito para desejar um feliz e santo Natal junto a sua família!

    ResponderExcluir
  40. Muy feliz Navidad. Que en tu corazón viva la esperanza siempre.
    Un abrazo, Pedro.

    ResponderExcluir
  41. Li e fiquei ainda mais indignado do que estava com a degradação dos valores éticos que devem nortear os responsáveis, políticos ou não. Que valor tem a dignidade do homem? Por quanto se compra e vende um homem?
    Uma vergonha!

    ResponderExcluir
  42. Meu caro Pedro,

    Poderia brincar como o velho personagem de Chico Anísio, há controvérsia. Mas não vou fazê-lo porque até certo ponto você está coberto de razão... Ainda há muita água a correr por debaixo da ponte. Seria bom se todos os corruptos pagassem pelos seus crimes, pois há muito peixe graúdo ainda fora da rede. E não devemos nos conformar se não forem todos...para a rede ou para cadeia.
    Um forte abraço, meu velho amigo,

    ResponderExcluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho