>

23 de jun. de 2011

[Conto] GUIMARÃES ROSA / Desenredo

João Guimarães Rosa


                 por  Pedro Luso de Carvalho

      

        JOÃO GUIMARÃES ROSA nasceu em Minas Gerais (1908) e faleceu no Rio (1967), três dias após tomar posse na Academia Brasileira de Letras. Médico, exerceu a profissão em várias cidades do inteior mineiro. Diplomata, serviu em Hamburgo, Bogotá e Paris. Estreou em 1946, com o livro de contos: Sagarana.

        O reconhecimento de escritor, no entanto, só viria dez anos depois, quando foram lançados, quase simultaneamente, o ciclo de novelas: Corpo de Baile, e o romance: Grande Sertão: Veredas. A partir de então, foi a glória. E a obra do excelente contista se enriqueceu ainda de quatro novos títulos: Primeiras Estórias, Tutaméia, Estas Estórias e Ave, Palavra, os dois últimos surgidos postumamente.

        João Guimarães Rosa é o autor brasileiro contemporâneo de bibliografia crítica mais extensa, o mais estudado nos círculos universitários. É também um dos nossos escritores mais traduzidos.
       
        O conto Desenredo, de João Guimarães Rosa, integra a obra Contos escolhidos. Seleção de contos: Ricardo Ramos. São Paulo, Editora Três, 1976, p. 60-65.



                                               [ESPAÇO DO CONTO]
                                           

                                                     DESENREDO

                                                                         
         
       Do narrador a seus ouvintes:

       - Jó Joaquim, cliente, era quieto, respeitado, bom como o cheiro de cerveja. Tinha o para não ser célebre. Com elas quem pode, porém? Foi Adão dormir, e Eva nascer. Chamando-se Livíria, Rivília ou Irlívia, a que, nesta observação, a Jó Joaquim apareceu.

       Antes bonita, olhos de viva mosca, morena mel e pão. Aliás, casada. Sorriram-se, viram-se. Era infinitamente maio e Jó Joaquim pegou o amor. Enfim, entenderam-se. Voando o mais em ímpeto de nau tangida a vela e vento. Mas muito tendo tudo de ser secreto, claro, coberto de sete capas.

        Porque o marido se fazia notório, na valentia com ciúme; e as aldeias são a alheia vigilância. Então ao rigor geral os dois se sujeitaram, conforme o clandestino amor em sua forma local, conforme o mundo é mundo. Todo abismo é navegável a barquinhos de papel. 

        Não se via quando e como se viam. Jó Joaquim, além disso, existindo só retraído, minuciosamente.

        Esperar é reconhecer-se incompleto. Dependiam eles de enorme milagre. O inebriado engano.

       Até que – deu-se o desmastreio. O trágico não vem a conta-gotas. Apanhara o marido a mulher com outro, um terceiro... Sem mais cá nem mais lá, mediante revólver, assustou-a e matou-o. Diz-se, também, que de leve a ferida, leviano modo.

       Jó Joaquim, derrubadamente surpreso, no absurdo desistia de crer, e foi para o decúbito dorsal, por dores, frios, calores, quiçá lágrimas, devolvido ao barro, entre o inefável e o infando. Imaginara-a jamais a ter o p´r em três estribos; chegou a maldizer de seus próprios e gratos abusufrutos. Reteve-se de vê-la. Proibia-se de ser pseudopersonagem, em lance de tão vermelha e preta amplitude.

         Ela – longe – sempre ou ao máximo mais formosa, já sarada e sã. Ele exercitava-se a aguentar-se, nas defeitosas emoções.

        Enquanto, ora, as coisas amaduravam. Todo fim é impossível? Azarado fugitivo, e como à Providência praz, o marido faleceu, afogado ou de tifo. O tempo é engenhoso.

        Soube-o logo Jó Joaquim, em seu franciscanato, dolorido mas já medicado. Vai, pois, com a amada se encontrou – ela sutil como uma colher de chá, grude de engodos, o firme fascínio. Nela acreditou, num abrir e não fechar de ouvidos. Daí, de repente, casaram-se. Alegres, sim, para feliz escândalo popular, por que forma fosse.

        Mas.

        Sempre vem imprevisível o abominoso? Ou: os tempos se seguem e parafraseiam-se. Deu-se a entrada dos demônios.

        Da vez, Jó Joaquim foi quem a deparou, em péssima hora: traído e traidora. De amor não a matou, que não era para truz de tigre ou leão. Expulsou-a apenas, apostrofando-se, como inédito poeta e homem. E viajou fugida a mulher, a desconhecido destino.

        Tudo aplaudiu e reprovou o povo, repartido. Pelo fato, Jó Joaquim sentiu-se histórico, quase criminoso, reincidente. Triste, pois que tão calado. Suas lágrimascorriam atrás dela, como formiguinhas brancas. Mas, no frágio da barca, de novo respeitado, quieto. Vá-se a camisa, que não o dela dentro. Era o seu um amor meditado, a prova de remorsos. Dedicou-se a endireitar-se.

        No decorrer e comemos, Jó Joaquim entrou sensível a aplicar-se, a progressivo, jeitoso afã. A bonança nada tem a ver com a tempestade. Crível? Sábio sempre foi Ulisses, que começou por se fazer de louco. Desejava ele, Jó Joaquim, a felicidade – ideia inata. Entregou-se a remir, redimir a mulher, à conta inteira. Incrível? É de notar que o ar vem do ar. De sofrer e amar, a gente não se desfaz. Ele queria apenas os arquétipos, platonizava. Ela era um aroma.

        Nunca tivera ela amantes! Não um. Não dois. Disse-se e dizia isso a Jó Joaquim. Reportava a lenda a embustes, falsas lérias escabrosas. Cumpria-lhe descanuniá-la, obrigava-se por tudo. Trouxe à boca-de-cena do mundo, de caso raso, o que fora tão claro como água suja. Demonstrando-o, amatemático, contrário ao público pensamento e à lógica, desde que Aristóteles a fundou. O que não era tão fácil como refritar almôndegas. Sem malícia, com paciência, sem insistência, principalmente.

      O ponto está em que o soube, de tal arte: por anti-pesquisas, acronologia miúda, conversinhas escudadas, recomendados testemunhos. Jó Joaquim, genial, operava o passado – plástico e contraditório rascunho. Criava nova, transformada realidade, mais alta. Mais certa?

        Celebrava-a, ufanático, tendo-a por justa e averiguada, com convicção manifesta. Haja o absoluto amar – e qualquer causa se irrefuta.

        Pois, produziu efeito. Surtiu bem. Sumiram-se os pontos das reticências, o tempo secou o assunto. Total o transato desmanchava-se, a anterior evidência e seu nevoeiro. O real e válido, na árvore, é a reta que vai para cima. Todos já acreditavam. Jó Joaquim primeiro que todos.

        Mesmo a mulher, até, por fim. Chegou-lhe lá a notícia, onde se achava, em ignota, defendida, perfeita distância. Soube-se nua e pura. Veio sem culpa. Voltou, com dengos e fofos de bandeira ao vento.

       Três vezes passa perto da gente a felicidade. Jó Joaquim e Vilíria retomaram-se, e conviveram, convolados, o verdadeiro e melhor de sua útil vida.

         E pôs-se a fábula em ata.


                                                        
                                                         
(In Tutaméia / João Guimarães Rosa. Rio, José Olympio, 1967.)


                                                                            *     *     *


10 comentários:

  1. Parabéns pela postagem!!! Um verdadeiro banho de cultura, se me permite a expressão.
    Beijos, querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre um prazer receber visita da amiga gaúcha Sônia Silvino.

      Abraços,
      Pedro.

      Excluir
  2. Belo trabalho, Pedro... Estou escolhendo algo do Veredas para publicar no meu blog-biblioteca, que está à sua disposição http://academiaposmoderna.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado caro Beto. Em breve farei uma visita no seu blog-biblioteca.

      Um abraço,
      Pedro.

      Excluir
  3. Pedro..ja li algumas cronicas suas no Blog da querida Tais. Adorei.
    Não vou comentar agora, porque meus olhos insistem em não permacerem abertos.
    manhã leio e comento com calma.
    Feliz por ser meu seguidor!
    Bj
    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ma,

      A sua visita e esta ponta de conversa já é o suficiente.

      Abraços,
      Pedro.

      Excluir
  4. uma tela de Di Cavalcanti. Um conto de Guimarães Rosa. Um bonito blog que é preciso seguir.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Élys, por sua visita.
      Sem dúvida, Di Cavalcanti e Guimarães Rosa são dois nomes da maior importância nas artes do Brasil.

      Um abraço,
      Pedro.

      Excluir
  5. Anônimo16:41

    não tenho palavras meus sinceros parabéns.
    fiquei maravilhada ao ler.
    um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte sempre, quem sabe não mais na condição de "anônimo".

      Pedro.

      Excluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho