>

21 de jun. de 2010

A MÚSICA POPULAR NO BRASIL - 5ª Parte

Na quarta parte de A música popular no Brasil, dei realce ao que disse Nelson Werneck Sodré, in Sintese de História da Cultura Brasileira, 9ª ed., Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1981: "apesar das concessões feitas diante das preferencias artísticas e musicais norte-americanas, a Bossa nova trouxe indiscutível benefício para renovação do nosso ambiente musical e contribuição no sentido da preservação do prestígio e da justa evidencia da música popular brasileira". Agora, na continuação da referencia feita por Sodré sobre o texto de Claribalte Passos, entendo ser importante dar o devido destaque ao que este diz sobre a Bossa nova: “A crédito do pessoal da Bossa nova fica, porém, o esforço benéfico em favor da nossa música popular de modo geral esquecida e sofrida, graças aos falseamentos de suas tradicionais características, como que encostada à parede pela avalancha de produção musical importada e forçada através das missões diplomáticas sediadas no Brasil. Não adianta negar, pois, a respeito desse acintoso e criminoso 'financiamento' oriundo do exterior em detrimento dos nossos autores, maestros, instrumentistas e cantores, numa concorrencia artístico-cultural das mais revoltantes e desleais. E o pior, em tudo isto, pasmem leitores – salienta Claribalte Passos -, é a ajuda recebida por tais 'invasores artísticos' por parte das emissoras de rádio, das televisões e das próprias fábricas de discos! (...) A realidade, porém – diz Passos -, não deixa que alimentemos dúvidas. Basta para tanto, que sejam observadas as chamadas Paradas de Sucesso (Hit Parade) das emissoras nacionais de rádio e de televisão. Nelas, sem nenhuma contestação, predominam atualmente as produções musicais americanas, francesas e italianas, graças ao 'expediente' fácil das 'versões' realizadas, por incrível que pareça, pelos autores brasileiros e até mesmo alguns que nem compositores são!”
.
Depois de ter dado a posição de Claribalte Passos sobre esses fatos, Nelson Werneck Sodré escreve que o julgamento final do crítico não deixa dúvidas, quando afirma que “a mensagem artística oferecida pela Bossa nova... trouxe, indiscutivelmente resultados promissores para a ativação e até mesmo um renascimento da música popular brasileira. (...) Enunciou a Bossa nova a necessidade de renovar velhas estruturas harmonicas do nosso samba, polindo suas arestas, encorajando novos e veteranos a cerrarem fileiras em favor da sobrevivencia musical brasileira. E, assim, nas emissoras de rádio e televisão, a nossa música popular brasileira”. A Bossa nova então passou a ser apresentada, no dizer de Sodré, como o saboroso prato do dia no cardápio gustativo popular. A análise mais profunda do movimento musical - diz Sodré - que marca atual etapa, foi realizada por Nelson Lins de Barros. “O movimento caracterizou-se – escreveu ele – por duas tendencias concorrentes; uma, fazer frente à invasão da música estrangeira, principalmente, elevando seu próprio nível artístico. Enfim, atualizar o seu padrão ao nível internacional para fazer frente a essa música internacional”. E diz como isso ocorreu: “Ao surto industrial correspondeu um considerável melhoramento das condições técnicas propícias ao desenvolvimento da música: multiplicação de rádios, televisões, orquestras, instrumentistas, cantores, etc. A música brasileira já havia, anteriormente, alcançado grandes picos, mas nessa época não correspondia ao desenvolvimento do país". Na próxima postagem, e última parte de A música popular no Brasil, veremos como surgiu a Bossa nova, sob o enfoque de Nelson Lins de Barros, e, finalmente, a abordagem, sob a ótica de Nelson Werneck Sodré, dos motivos que impediram que a Bossa nova, nascida da classe média, como diz o escritor, e pretendendo ultrapassar o próprio nível cultural da classe média, não teve condições de penetração nas massas.

3 comentários:

  1. Pedro,
    gostei muito dessas postagens sobre a Mpb. É importante divulgar e valorizar o que é nosso. Muita gente desconhece as belezas que temos e só valoriza o que vem de fora.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Pedro
    A Bosa Nova foi um marco na história da musica popular brasileira, mesmo porque seus introdutores foram compositores e cantores de peso.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. bom dia pedro,
    não tenho colocado comentarios mas não perdi uma leitura.
    que por sinal muito bem elaboradas.
    a música para mim e sua historia vive dentro de mim corre nas veias.
    grande marco a popular brasileia.
    estamos sempre indo para novos rumos...novos caminhos.
    bjos.

    ResponderExcluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho